25 Janeiro 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeBalcão Único Móvel no Barreiro só circulou um mês devido à pandemia

Balcão Único Móvel no Barreiro só circulou um mês devido à pandemia

Câmara pretende retomar projecto para aproximar serviços da população

 

- PUB -

Decorrido pouco tempo desde a sua entrada em funcionamento, no final de Outubro, o Balcão Único Móvel – projecto implementado pela Câmara do Barreiro –, viu-se obrigado a fazer uma paragem forçada no final do ano passado, devido à situação pandémica.

Rui Braga, vereador responsável pelo departamento do Planeamento, Gestão Territorial e Equipamentos, em declarações a O SETUBALENSE, explicou que o veículo ainda trabalhou “perto de um mês” mas que depois foi obrigado a parar, isto apesar da “adesão estar a ser boa por parte da população”.

O autarca adianta que o município está agora a pensar retomar o serviço, até porque do ponto de vista do projecto continua “a acreditar que é uma grande ferramenta que o Barreiro tem”. “Somos nós que vamos ter com os munícipes, principalmente, nas freguesias mais distantes como Palhais, Coina e Santo António da Charneca”, sublinhou.

- PUB -

Quanto à data que marcará o regresso da viatura às ruas do concelho, o vereador afirma que em breve deverão “ter novidades”.

Recorde-se que aquele serviço camarário teve por objectivo “satisfazer as necessidades das populações de freguesias mais distantes” e “aproximar vários serviços daqueles munícipes”. Criar “um serviço de qualidade” e “apostar na desmaterialização de processos” foram outras duas metas que a autarquia planeou atingir, tendo esta câmara, na altura em que a viatura começou a circular, destacado que aquelas eram apostas que já tinham “sido ganhas” pelo actual executivo.

O Balcão Único Móvel, acrescenta Rui Braga, teve ainda por missão “ajudar a população mais idosa” do concelho, tendo considerado o seu nascimento como “uma boa medida” e “um bom investimento”. “Pretendemos vir a colher os verdadeiros frutos de encurtar distâncias entre os munícipes e a Câmara, logo que possamos regressar à normalidade possível”, revelou.

- PUB -

Durante o período em que esteve a funcionar, destaca o responsável, os serviços mais procurados no balcão móvel foram os que estavam associados “a questões ligadas às águas e à procura de sacos de entulho”.

A adaptação do veículo àquela função, com a instalação no seu interior dos sistemas que se encontram disponíveis, custou à autarquia barreirense cerca de 100 mil euros e nele podem trabalhar dois funcionários da câmara municipal.

A carrinha, sublinha o vereador, estará ainda apetrechada de futuro com serviços de enfermaria a bordo, por tratar-se de um projecto que “tem uma margem de crescimento” visando “a realização de testes rápidos” e de rastreio que, na sua perspectiva, “podem e devem acompanhar” a criação do Balcão Único Móvel.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Duas das crianças feridas em acidente rodoviário em Palmela em estado grave

O sinistro envolveu três veículos ligeiros e obrigou ao corte de trânsito na EN 5 por mais de três horas

Morreu uma das crianças feridas em colisão automóvel no concelho de Palmela 

Menino tinha cinco anos e havia sido transportado no helicóptero do INEM para o Hospital de Santa Maria. Ontem acabou por não resistir aos ferimentos

MP acusa médico do Centro Hospitalar de Setúbal de homicídio por negligência em caso de morte de bebé num parto

Os factos ocorreram no dia 06 de Fevereiro de 2018, nos serviços de urgência de obstetrícia e estão relacionados com o parto de um feto morto
- PUB -