24 Fevereiro 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeBispo de Setúbal planeia concretização do primeiro Sínodo diocesano para 2025

Bispo de Setúbal planeia concretização do primeiro Sínodo diocesano para 2025

D. José Ornelas anuncia encontro para o ano em que a diocese sadina comemora o seu 50.º aniversário

 

- PUB -

Para assinalar o “cinquentenário da criação da Diocese de Setúbal”, celebrado em 2025, o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, tem planeado “um Caminho Sinodal da Igreja, que deve concluir-se com a celebração do primeiro Sínodo diocesano”.

Este encontro terá como objectivo “caminhar, convergir, construir e anunciar juntos”, valores inseridos “na identidade” e “nos genes de cristãos”. “Na tradição da Igreja este convergir e caminhar juntos diz-se com uma palavra importante: “Sínodo” – “syn-odós” – “juntos em caminho”. É esta palavra que vai marcar o peregrinar até 2025”, explicou D. José Ornelas.

Para o Bispo de Setúbal, o “caminho” a percorrer nos próximos quatros anos, até ao ano em que a Diocese de Setúbal comemora o seu 50.º aniversário, deverá ser enfrentado com “uma atitude de alegria e gratidão”. “Estamos a sair de uma pandemia que confinou muitas das nossas celebrações e modos de agir. É tempo de sair das catacumbas da pandemia, a caminho de uma Igreja renovada”, explicou.

- PUB -

Em seguida, recordou: “ao longo dos séculos, esta Península de Setúbal foi meta de imigração, trouxe gente de todo o País que foi dando consistência, riqueza, cultura e fé a esta terra entre dois lindos rios, formando aquilo que somos hoje, mais abertos do que nunca à diversidade cultural proveniente de todos os continentes”.

Por este motivo, o “caminho sedonal” representa “uma tomada de consciência” da história da região, sendo “sobretudo um caminho de renovação”, em que “cada membro”, com “um percurso”, está “convocado e é necessário”.

Por último, lembrou “importantes eventos”, que “vão estimular e dar sentido ao percurso sinodal”, referindo-se à XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos de toda a Igreja, em 2022, e à Jornada Mundial da Juventude, em 2023.

- PUB -

A Diocese de Setúbal surgiu em 1975 pelas mãos do Papa Paulo VI. O seu primeiro bispo foi D. Manuel Martins, tendo sido sucedido em 2015 por D. Gilberto Canavarro Reis. Neste ano, tomou posse enquanto bispo da diocese sadina D. José Ornelas.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -