29 Novembro 2023, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeOut.Fest regressa ao Barreiro após interregno causado pela pandemia

Out.Fest regressa ao Barreiro após interregno causado pela pandemia

Evento ocorre de 3 a 5 de Junho e no mês de Outubro. Concertos decorrem ao ar livre e no Auditório Municipal Augusto Cabrita

 

- PUB -

Após a assinatura de renovação do protocolo entre a autarquia barreirense e a OUT.RA – Associação Cultural, no último dia 19, para a concretização do Out.Fest – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, já está tudo a postos para que o primeiro momento deste evento possa avançar nos próximos dias 3, 4 e 5 de Junho e – depois de um interregno no ano passado, fruto da situação pandémica –, regressar para o tradicional segundo período desta iniciativa, no início de Outubro.

Odete e Herlander vão subir ao palco do Auditório Augusto Cabrita

Frederico Rosa, presidente do município do Barreiro, considera que esta parceria “é o reconhecimento da capacidade organizativa da OUT.RA” que, ao longo dos anos, tem tornado aquele festival – que “tem crescido de forma sustentável” –, num “meio de promoção do concelho, que possibilita trazer mais gente e outros públicos” ao território.

Para a vereadora Sara Ferreira, responsável pelo pelouro da Cultura, 17 anos depois, o festival é hoje um evento de “grande qualidade” que “já está enraizado no Barreiro e nos barreirenses”.

- PUB -

Para Rui Pedro Dâmaso, fundador e presidente da direcção da OUT. RA, o protocolo “é o concretizar de uma ambição que existe há algum tempo, e que se prende com o fazer crescer ainda mais o Out.Fest”, que desde o seu início tem vindo a registar uma “trajectória ascendente”.

Ainda assim, o responsável defende que há mais a fazer e “outras metas para alcançar”, num crescimento considerado importante para este evento musical.

A edição deste ano, que acontece repartida em dois momentos distintos, vai levar ao Barreiro mais de vinte concertos de artistas nacionais e estrangeiros, sendo que as primeiras actuações vão decorrer ao ar livre, no Parque Paz e Amizade, e no Auditório Municipal Augusto Cabrita.

- PUB -

De acordo com a organização, o objectivo passa por “proporcionar novos acessos ao Barreiro (des)conhecido e fomentar toda a proximidade possível em tempos que são ainda de distanciamentos físicos”, refere.

Bálint Szabó dá palestra dia 5 na biblioteca

Dos oito concertos previstos, a abrir o festival, no dia 3, vai estar a trompetista portuguesa Susana Santos Silva, actualmente radicada em Estocolmo, e o compositor romeno Iancu Dumitrescu, figura “superlativa da música contemporânea” europeia e fundador do Hyperion Ensemble.

A primeira far-se-á acompanhar do quinteto luso-sueco formado por João Pedro Brandão (saxofone alto e flauta), Hugo Raro (piano e sintetizador), Torbjörn Zetterberg (baixo eléctrico) e José Marrucho (bateria).

Já a presença de Dumitresco no Out.Fest acontece no âmbito do projecto colaborativo europeu “Unearthing the Music” – do qual a organização faz parte –, com a actuação do Barreiro Ensemble, composto pelos músicos Gustavo Costa, César Burago, Helena Espvall, Hu go Antunes, Pedro Sousa, Dora AV, João Silva e Ricardo Webbens.

No dia seguinte (4), o primeiro concerto será dos portugueses Gala Drop, seguindo-se a artista sérvia Svetlana Maras – com a estreia mundial de “Radio Concert n.2”, à boleia do “Unearthing the Music” –, e o artista Pedro Carneiro.

Para o último dia (5) deste primeiro momento do Out.Fest, estão reservadas as actuações do músico Tristany, a música hipnótica do húngaro Bálint Szabó – que se apresenta enquanto Gosheven –, e a colaboração inédita de Odete e Herlander, dois novos nomes da música independente portuguesa.

Durante a tarde, Szabó fará ainda uma palestra nas instalações da biblioteca para falar sobre o processo criativo do álbum “Antipodal Polyphony”, que estreará neste festival.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Incêndio destrói armazém de empresa de brinquedos no Montijo

Sinistro foi combatido por elementos de dez corporações de bombeiros da região

Passageiros da Transtejo vão poder viajar no primeiro navio eléctrico já nos próximos dias

"Cegonha-Branca" prestes a iniciar viagens experimentais, anunciou a presidente da administração da transportadora

Intervenções arqueológicas revelam 21 esqueletos no centro da cidade

Está a decorrer uma investigação no antigo imóvel da Deltagas que pode ajudar a desvendar um antigo cemitério
- PUB -