13 Agosto 2022, Sábado
- PUB -
InícioSociedade“Luminoso Afogado” recorda peça de Al Berto no Fórum Cultural da Baixa...

“Luminoso Afogado” recorda peça de Al Berto no Fórum Cultural da Baixa da Banheira

Zia Soares encena texto de autor com quem trabalhou na altura da sua morte

 

- PUB -

O Teatro Griot sobe ao palco do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo no próximo dia 28, às 21h00, para apresentar a peça “Luminoso Afogado”, de Al Berto, com encenação de Zia Soares, naquela que é a primeira abordagem da companhia a um texto e a um autor português.

Vinte anos depois, a também atriz revisita um autor com quem trabalhava, na altura da sua morte, na adaptação e encenação de um texto denominado “Lunário”, que viria a chamar-se “O Canto do Noitibó”. Ditava o destino que Zia Soares trabalhasse na sua primeira encenação, enquanto Al Berto preparava o seu último projecto artístico.

“Luminoso Afogado” retrata uma espécie de “linha de sombra” onde, num confronto com o espelho, com a morte e a passagem do tempo, alguém não se reconhece, estando “entre ser o que é e outro irrecuperável e ausente”. Espetros rompem a barreira entre vivos e mortos, refazem nexos com línguas reconfiguradas a partir de outras, cantadas, carpidas e silenciosas. Um lugar onde o “silêncio é definitivo” e onde se oscila entre a memória e o esquecimento mais absoluto. “Um mergulho onde se suspende a respiração noutro tempo, noutro lugar”, pode ler-se na sinopse desta peça.

- PUB -

Em “Luminoso Afogado”, as redes que compõem o objecto escultórico “tecem-se em harmonia e desarmonia com a voz e os movimentos dos actores, ora transfigurando-se num vestido disforme e belo, ora num mar sombrio e grotesco”.

A peça conta com as interpretações de Chullage Gio Lourenço e Zia Soares, com figurinos de Inês Morgado e Neusa Trovoada, que também assina o design gráfico. A produção executiva deste espectáculo teatral, com duração de 55 minutos, está a cargo de Urshi Cardoso, sendo destinado a maiores de 14 anos. A lotação estará limitada, de acordo com as regras da Direcção-Geral da Saúde, sendo o uso de máscara obrigatório.

Os bilhetes podem igualmente ser reservados através de contacto telefónico (210 888 900) e terão de ser levantados, no máximo, até à véspera da sessão, com um limite de cinco bilhetes por reserva.

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

João Martins: “Deixo uma casa com bom nome e reconhecida”

Criou, desenvolveu e consolidou a Escola Profissional do Montijo (EPM). Ao fim de 29 anos e uns pozinhos, o professor decidiu passar o testemunho
- PUB -