31 Julho 2021, Sábado
- PUB -
Início Sociedade Festa da Educação reflecte até dia 25 sobre trabalho realizado nas escolas

Festa da Educação reflecte até dia 25 sobre trabalho realizado nas escolas

Feira de Projectos Educativos decorre através das redes sociais devido à actual pandemia

 

- PUB -

Está a decorrer no município moitense, desde a última segunda-feira e até 25 deste mês, a 24.ª edição da Feira de Projectos Educativos da Moita, que este ano, devido aos constrangimentos impostos pela pandemia, está a decorrer online em facebook.com/ projetoseducativosmoita.

A iniciativa, promovida pela autarquia e pela comunidade educativa do concelho, conta com a colaboração do Instituto das Comunidades Educativas e das Juntas de Freguesia daquele município, naquela que é “uma verdadeira festa da Educação”, que reflecte o trabalho desenvolvido, pelos diversos estabelecimentos de ensino existentes na comunidade e pelas várias entidades concelhias.

Do leque de espaços educativos que integram esta feira, fazem parte as escolas do Agrupamento de Escolas D. João I, da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, dos Agrupamentos de Escolas Fragata do Tejo, José Afonso e Mouzinho da Silveira, para além da Escola Técnica Profissional da Moita.

- PUB -

Além destes, outras quinze entidades asseguram o apoio à realização das iniciativas previstas em 2021. No âmbito deste certame, para esta sexta-feira (21), está previsto o encontro “O Tempo de Brincar é o Tempo de Crescer – A Escola, a Família e a Comunidade – Contributos para o Desenvolvimento Integral da Criança”, que decorre no auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) e que pode ser acompanhado através do endereço electrónico htpps://tempodebrincar.amrs.pt/, na página daquela associação.

Neste âmbito e em diferido, decorreram no último mês de Abril, entre os dias 26 e 30, um conjunto de cinco sessões de Assembleias de Crianças, nas escolas básicas do município, sobre o tema “Brincar é…”, integradas na programação do referido encontro.

A edição da feira deste ano prossegue a 24 de Maio, entre as 11 e as 12h00, na Escola Básica n.º 1 da Moita, com “Uma Aula do Projecto UBBU”, uma plataforma online de ensino prático da ciência da computação e da programação. Nesta actividade, realizada em directo, cada um dos alunos, através do seu recurso tecnológico, poderá aprender ao seu ritmo e sob orientação da professora aulas dinâmicas e interactivas, que “permitem trabalhar várias áreas curriculares, enquadradas nas ODS nas Nações Unidas”.

- PUB -

Na mesma data, pelas 14h00, tem lugar uma acção de sensibilização presencial da GNR sobre Internet Segura, com as turmas 5.º A e 6.º A da EB Fragata do Tejo.

No dia seguinte (25), entre as 9 e as 10h00, a Escola Secundária da Moita acolhe a apresentação presencial “SARS-COV2 numa perspectiva biocientífica”, dirigida às turmas 12.º A1 e 12.º A3 de Ciências e Tecnologias. Pelas 14h00, no mesmo estabelecimento de ensino, está prevista uma videoconferência sobre resíduos com outras escolas, sobre projectos desenvolvidos em cada espaço escolar do concelho, no âmbito do Programa Eco-Escolas. A actividade decorrerá em directo, na plataforma Meet, e terá como público-alvo os 1.º, 2.º e 3.º CEB e Secundário.

Também no dia 25, a feira encerra com uma mensagem da vereadora responsável pelo pelouro da Educação, Vivina Nunes, nas redes sociais desta autarquia.

Vídeos demonstrativos divulgam cursos na ETPM

Entre outras actividades, prevista está ainda a exibição de um vídeo institucional da Escola Técnica Profissional da Moita (ETPM) e de outros sete demonstrativos dos cursos de Técnico de Cozinha, Restaurante-Bar, Técnico de Soldadura e Técnico de Agro-pecuária, para além de Auxiliar de Saúde, do curso de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, bem como um vídeo alusivo ao curso Técnico de Acção Educativa, todos com uma duração média de 5 a 10 minutos, que têm como público-alvo os alunos que frequentam o 3.º ciclo.

- PUB -

Mais populares

Moradores na Quinta da Amizade contestam fogos municipais, mas vereador Carlos Rabaçal promete valorização

Na calha pode estar a construção de 268 fogos. Os residentes temem densidade populacional e perderem conforto   Os moradores na Quinta da Amizade, na freguesia...

“Quero fazer esta época o jogo de despedida para depois assumir o cargo de treinador”

“Não me ofereço aos clubes e não peço favores a ninguém, se tiver que treinar será onde me queiram e onde acreditem em mim”, refere Paulo Catarino

Terminal Interface de Setúbal a poucos dias de estar concluído

A construção do novo Terminal Interface de Setúbal, na Praça do Brasil, está a poucos dias de estar concluída, com a obra a entrar...
- PUB -