20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadePopulação invisual e surda pode conhecer Museu do Trabalho com novo sistema...

População invisual e surda pode conhecer Museu do Trabalho com novo sistema de audioguias

Investimento de 12 mil euros pretende “eliminar assimetrias”, Dispositivos disponibilizam exposições em português, inglês, francês e castelhano

 

- PUB -

O Museu do Trabalho Michel Giacometti conta agora com um sistema de audioguias, que vai permitir à população invisual e surda ficar igualmente a conhecer o espaço e as respectivas exposições, “eliminando assimetrias”.

A Câmara Municipal de Setúbal aproveitou a comemoração do Dia Internacional dos Museus, assinalado ontem, para lançar o novo equipamento, que representa “um investimento de perto de 12 mil euros, comparticipado a 60% pela Direcção-Geral do Património Cultural, através de uma candidatura aprovada ao Programa ProMuseus”, esclareceu a autarquia em comunicado.

“Este projecto é mais um símbolo de desenvolvimento e de modernidade do município, mas também de acessibilidade e de inclusão. Qualquer pessoa, inclusive invisuais e surdos podem, através dos audioguias, conhecer o museu e respectivas exposições”, destacou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

- PUB -

Os dispositivos electrónicos, que contam com conteúdos áudio e vídeo adaptados às necessidades dos diferentes públicos, foram instalados no âmbito da “operação “Museu do Trabalho | Um museu acessível a todos”, permitindo transformar o equipamento num local mais autónomo”.

“Os aparelhos fazem a descrição, em texto, áudio ou vídeo, da “Indústria Conserveira (Da lota à lata)”, “Ao Encontro do Povo” e “Mercearia Liberdade”, as três exposições de longa duração do espaço museológico municipal, em português, inglês, francês e castelhano”.

No decorrer do dia de ontem, a autarquia procedeu igualmente à reabertura “da renovada Reserva Técnica Michel Giacometti, instalada no polo museológico da Bela Vista, resultado de um investimento autárquico de mais de dez mil euros, comparticipado igualmente pela Direcção-Geral do Património Cultural”.

- PUB -

Para a autarca, esta foi “uma excelente forma de comemorar este dia”. “É a forma de lembrar que os museus existem todos os dias. Aqui estão as memórias de muitas vidas e de muito património”, acrescentou Maria das Dores Meira.

O restaurado equipamento, “localizado no rés do chão do número 10 da Avenida Bela Vista, acolhe 1 183 objectos recolhidos em Portugal pelo etnomusicólogo francês Michel Giacometti no âmbito do Plano Trabalho e Cultura, uma das acções do Serviço Cívico Estudantil, criado a 30 de Maio de 1975, e uma das marcas visíveis da Revolução de Abril no plano educacional”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -