5 Dezembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioSociedadePopulação invisual e surda pode conhecer Museu do Trabalho com novo sistema...

População invisual e surda pode conhecer Museu do Trabalho com novo sistema de audioguias

Investimento de 12 mil euros pretende “eliminar assimetrias”, Dispositivos disponibilizam exposições em português, inglês, francês e castelhano

 

- PUB -

O Museu do Trabalho Michel Giacometti conta agora com um sistema de audioguias, que vai permitir à população invisual e surda ficar igualmente a conhecer o espaço e as respectivas exposições, “eliminando assimetrias”.

A Câmara Municipal de Setúbal aproveitou a comemoração do Dia Internacional dos Museus, assinalado ontem, para lançar o novo equipamento, que representa “um investimento de perto de 12 mil euros, comparticipado a 60% pela Direcção-Geral do Património Cultural, através de uma candidatura aprovada ao Programa ProMuseus”, esclareceu a autarquia em comunicado.

“Este projecto é mais um símbolo de desenvolvimento e de modernidade do município, mas também de acessibilidade e de inclusão. Qualquer pessoa, inclusive invisuais e surdos podem, através dos audioguias, conhecer o museu e respectivas exposições”, destacou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

- PUB -

Os dispositivos electrónicos, que contam com conteúdos áudio e vídeo adaptados às necessidades dos diferentes públicos, foram instalados no âmbito da “operação “Museu do Trabalho | Um museu acessível a todos”, permitindo transformar o equipamento num local mais autónomo”.

“Os aparelhos fazem a descrição, em texto, áudio ou vídeo, da “Indústria Conserveira (Da lota à lata)”, “Ao Encontro do Povo” e “Mercearia Liberdade”, as três exposições de longa duração do espaço museológico municipal, em português, inglês, francês e castelhano”.

No decorrer do dia de ontem, a autarquia procedeu igualmente à reabertura “da renovada Reserva Técnica Michel Giacometti, instalada no polo museológico da Bela Vista, resultado de um investimento autárquico de mais de dez mil euros, comparticipado igualmente pela Direcção-Geral do Património Cultural”.

- PUB -

Para a autarca, esta foi “uma excelente forma de comemorar este dia”. “É a forma de lembrar que os museus existem todos os dias. Aqui estão as memórias de muitas vidas e de muito património”, acrescentou Maria das Dores Meira.

O restaurado equipamento, “localizado no rés do chão do número 10 da Avenida Bela Vista, acolhe 1 183 objectos recolhidos em Portugal pelo etnomusicólogo francês Michel Giacometti no âmbito do Plano Trabalho e Cultura, uma das acções do Serviço Cívico Estudantil, criado a 30 de Maio de 1975, e uma das marcas visíveis da Revolução de Abril no plano educacional”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Caso de gripe das aves detectado em Palmela

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -