26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeMuseu Industrial acolhe conferência sobre “Patrimónios Fabris e Requalificação Urbana”

Museu Industrial acolhe conferência sobre “Patrimónios Fabris e Requalificação Urbana”

A Fundação Amélia de Mello (FAM) promove nesta quinta e sexta-feira, no Barreiro, em conjunto com a Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), o colóquio internacional “Patrimónios Fabris e Requalificação Urbana”, nas instalações do Museu Industrial situado no parque empresarial da Baía do Tejo.

- PUB -

A conferência, com início marcado para as 10h00, vai contar com as presenças, entre outros, de Manuel Alfredo de Mello, vice-presidente da FAM, António de Lencastre Bernardo, presidente da Cooperativa de Ensino Universitário, de Jacinto Pereira, presidente da Baía do Tejo e do presidente da Câmara Municipal, Frederico Rosa.

A iniciativa, integrada nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva, tem por objectivo “indagar as relações entre políticas patrimoniais e de planificação urbana tal como foram pensadas ou implementadas no Barreiro, durante a fase de pleno funcionamento da Companhia União Fabril (CUF) e até ao período mais recente de desindustrialização e reconversão económica”.

De acordo com a FAM, trata-se de discutir, ao longo de dois dias, a “importância do uso social de um património edificado, artístico ou urbanístico, mas também de um património memorial, reivindicado e mobilizado por uma grande diversidade de actores locais”.

- PUB -

A reflexão articula-se em torno dos eixos da evolução histórica de uma cidade-fábrica; o património edificado da CUF e a sua valorização; os usos sociais do património e as culturas fabris; e dos projectos de requalificação urbana passados e futuros.

Recorde-se que a CUF foi pioneira nas “políticas que juntam interesses económicos estratégicos, políticas de gestão da mão-de-obra e acções inovadoras em matéria de comunicação empresarial”.

O encontro pretende ainda “interrogar como é que as necessidades de preservação ou de transmissão de um património têm sido articuladas com os projectos de reconversão económica e de reordenamento territorial”, num contexto internacional de sistematização das políticas de valorização e requalificação de antigos espaços industriais.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -