26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMédica do Hospital da Luz em Setúbal estreia-se na escrita com livro...

Médica do Hospital da Luz em Setúbal estreia-se na escrita com livro sobre visão

Um livro sensorial que permite às crianças adquirirem saberes sobre a saúde dos olhos

 

- PUB -

Cláudia Bacalhau, médica oftalmologista, lança hoje, 17 de Maio, “O Livro da Visão”, através do qual pretende esclarecer as dúvidas dos mais novos sobre o funcionamento dos olhos, e também dar alguns conselhos aos pais.

Médica do Hospital da Luz em Setúbal, a autora revela a O SETUBALENSE que foi inspirada pelo filho, de cinco anos. “Tínhamos em casa muitos livros de saúde, mas quando tentei ir buscar livros sobre a visão e explicar-lhe o que a mãe fazia no trabalho não havia nada. Dei por mim a ir buscar livros do “Era uma vez” para lhe explicar”, conta. “Percebi que havia uma fossa de duas décadas na informação”.

Assim, surgiu-lhe a ideia de escrever um livro didáctico e sensorial que pudesse trazer às crianças informações para compreenderem este tema, num formato a que dão valor. A autora acrescenta que, como médica oftalmologista, acredita que o formato físico é o ideal porque “se queremos mudar comportamentos da dependência do digital, um livro é dar um passo à frente.”

- PUB -

Cláudia Bacalhau vê este livro como inovador, e algo de que se orgulha muito por “ser de uma editora e gráfica portuguesas”, a Booksmile (chancela da 20/20 editora) e a Printer Portuguesa. E comenta: “Fazer esta literacia para a saúde por alguém, como eu, que está no terreno em Portugal, chega melhor às crianças do que livros oriundos dos Estados Unidos da América”.

Segundo a médica oftalmologista, “O Livro da Visão” pretende desmitificar a opinião de alguns pais sobre o uso de óculos e problemas na visão dos mais novos. “Acredito que [usar óculos] seja um receio mais dos pais. Quanto mais natural para eles for, mais facilmente as crianças aceitam, e as coisas correm bem”.

Nesse sentido, o melhor conselho que a médica diz que pode dar aos pais, antes das suas consultas, é prepararem as crianças explicando-lhes, desde logo, que não existirá qualquer dor e que haverá jogos, sendo que mesmo que a criança seja um pouco mais inibida não a devem pressionar a participar porque “adaptamos a metodologia de cada consulta a cada criança e temos estratégias para não as frustrar”.

- PUB -

Refere ainda que devido ao seu teor informativo, a leitura deste livro pode necessitar a mediação por parte do adulto, pois “é um livro que, provavelmente, não é do género que a criança vá à livraria e escolha.” Não é também um livro que se leia necessariamente do início ao fim, porque sendo “informativo para crianças, tem sentido ser lido por capítulos. Por exemplo, quando vão à praia pode ser interessante ler o capítulo sobre o sol e os riscos que existem”, explica Cláudia Bacalhau.

Quando questionada sobre a possibilidade futura de voltar a escrever com este objectivo, a médica afirma que pretende escrever mais, visto que este livro é generalista e vem da vertente de consulta. “Transporto para este livro o que é a minha vida de consulta. Houve muita coisa que ficou de fora, há mais ideias entre mim e a editora para o futuro”.

O “Livro da Visão” tem a sua primeira apresentação pública no dia 20 de Maio, pelas 18h00, num evento de entrada livre, no Auditório do Hospital da Luz de Setúbal e que será realizada pelo médico oftalmologista pediátrico Eduardo Silva.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -