26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeSuperlinox: “Acredito que a arte deve ser feita para as pessoas”

Superlinox: “Acredito que a arte deve ser feita para as pessoas”

De figuras humanas a uma torradeira, o artista coloca esculturas em sítios inusitados e todos os elementos se destacam pelas cores fortes

 

- PUB -

A um nome que surgiu numa noite entre amigos, juntou a vontade de ser um super artista. Superlinox tem vindo a espalhar arte e curiosidade pela cidade de Setúbal. Prefere manter a sua identidade no anonimato e publica na sua página de Instagram as instalações que tem vindo a fazer desde finais de Setembro de 2020. Neste momento resta a ventoinha, na Estrada dos Ciprestes, mas garante que “ainda agora começou, ideias e projectos não faltam”, sempre com a sua marca presente de que o trabalho não será anunciado: “aparece e pronto”.

Como nasce este projecto?

Este projecto começou com a instalação de uma máquina de lavar a roupa cor-de-rosa. Esteve em cima de um telhado de um edifício abandonado na auto-estrada de Setúbal durante oito meses, fruto de um caminho que se tem vindo a construir, inspirado por experiências de encontros e desencontros com pessoas e ambientes. Nasci e cresci em Setúbal no universo do graffiti e estudei Escultura na Faculdade de Belas-Artes. O Superlinox era inevitável. Foi só uma questão de tempo.

- PUB -

O que pretende o Superlinox mostrar com as suas obras?

Pretendo muitas coisas e acredito que, além dos meus objectivos, existem tantos outros que me ultrapassam. E ainda bem. O meu trabalho é só aparentemente simples. As questões que evoca são inúmeras e nem saberia por onde começar. Sei que quero “falar” de coisas sérias enquanto me divirto ou divertir-me enquanto “falo” de coisas sérias.

De que coisas sérias falamos quando nos referimos a uma torradeira no Fórum Municipal Luísa Todi ou a uma chaleira na auto-estrada?

- PUB -

Todas as minhas esculturas têm uma relação directa e emocional comigo. A torradeira em cima do Fórum Municipal Luísa Todi, por exemplo, talvez tenha a ver com a minha preocupação face aos profissionais da cultura nestes tempos de pandemia. Em pleno segundo confinamento, o que andavam a fazer os actores? Para mim, só podiam estar em casa a comer torradas. Tal como uma cafeteira ou uma chaleira no balcão de uma cozinha é uma imagem perfeitamente normal, mas e se estiverem em cima de uma estrutura de ferro a seis metros do chão na auto-estrada? A transformação, a descontextualização e a deslocação dos objectos fazem parte da metáfora e da poética do meu trabalho.

Que mensagens têm consigo, ou em si, estes objectos?

Uma vez que faço escultura no espaço público, interessa-me usar objectos que as pessoas reconheçam. De repente, estou a dar protagonismo a objectos que não têm qualquer estatuto de contemplação. A partir do momento em que são instalados, o espaço onde estão inseridos passa a ser também assunto. O parapeito do Fórum Municipal foi o palco da torradeira durante um dia, tal como as letras que dizem ‘Setúbal’, junto à rotunda do Alegro, foram o pedestal do “Joel” durante quatro. Os objectos e o lugar onde são instalados são pensados e, por vezes, a data de instalação também. O “Ricardo” foi instalado na Escola Secundária Dom Manuel Martins no dia em que as escolas secundárias voltaram a abrir depois do segundo confinamento e o “Joel” no 25 de Abril.

Em relação a estas esculturas que representam pessoas, quem são elas?

O “Manuel”, pintado de amarelo e instalado na zona industrial da Mitrena, é uma representação irreproduzível do meu pai, com vários objectos que lhe pertencem… ou pertenciam. Representa outros pais, não apenas o meu, e é uma homenagem à classe trabalhadora. O meu pai passou naquele local durante vinte anos, tal como outros continuam a passar. Apesar de ser uma obra pessoal, não me diz só respeito a mim. O “Ricardo” e o “Joel”, na verdade, são auto-retratos. Tudo o que têm vestido, eu vesti durante anos. O “Ricardo” é uma homenagem aos estudantes e ao futuro e o “Joel” é um “rebelde simpático” ou um “jovem indomável” à procura do seu lugar no mundo, tal como é um monumento à liberdade.

Várias esculturas duraram pouco tempo no sítio onde foram colocadas. Na verdade, hoje apenas resta a ventoinha.

A efemeridade é um assunto importante para o meu trabalho. E não é também uma questão pertinente na sociedade em que vivemos? Tudo passa por nós cada vez mais depressa. Ainda assim, a importância das coisas não me parece estar no tempo que duram. Para mim, o “Joel” tem mais significado que qualquer escultura pública de Setúbal, mas essas esculturas continuam lá e o “Joel” não. Provavelmente está fechado num dos armazéns da Câmara Municipal de Setúbal e é talvez a escultura mais contemporânea que a cidade alguma vez teve. Não sou só eu que sinto que as letras de Setúbal ficaram vazias. A torradeira durou apenas um dia, mas os setubalenses que a viram tiveram de olhar para o Fórum Municipal e provavelmente pensar na sua existência. O “Ricardo” foi muito bem recebido pela Escola Dom Manuel Martins e nunca pensei que alguém o fosse levar. Já o “Manuel” foi derrubado poucos dias depois da sua instalação. Achei uma imagem bastante simbólica e decidi deixá-lo caído até voltar a erguê-lo com um ramo de flores na mão. A 1 de Maio, dia do trabalhador, alguém decidiu levá-lo de vez. Fiquei chateado, mas o meu pai ficou mais que eu.

Que sentimento provoca esta fugacidade?

Mais importante do que o que sinto quando as esculturas desaparecem é saber que as pessoas também sentem coisas. Isso deixa-me muito feliz. É por isso que instalo esculturas na rua. Mesmo que a maioria das pessoas não possa comprar arte ou não se interesse por visitar galerias ou museus, acredito que a arte deve ser feita para as pessoas. Com as estátuas, dou voz àqueles que não a têm. Enche-me de alegria saber que a minha escultura é uma voz que se ouve e que a arte não está morta e faz sentido continuar a existir. Recordo-me das palavras que um intelectual de Setúbal um dia me disse: “Os artistas têm de ser amados ou odiados. O meio-termo é a indiferença. A pior coisa que pode acontecer a um artista é tornar-se indiferente”. Há quem me ame e quem me odeie. Indiferente, certamente não serei.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -