21 Junho 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Sociedade Equipa de dança robótica conquista prata em festival nacional de apuramento para...

Equipa de dança robótica conquista prata em festival nacional de apuramento para competição mundial

Diogo Freitas e Carlos Gonçalves integram a comunidade escolar do agrupamento alcochetano

 

- PUB -

A equipa de dança robótica “CyberEmyazh”, constituída por dois elementos da comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Alcochete, conquistou o segundo lugar do pódio na edição deste ano do festival nacional de apuramento para competição mundial dedicada à arte.

A prata, alcançada na competição de FreeBots, disputada no evento que se realizou online entre os dias 28 de Abril e 2 de Maio, foi conseguida por Diogo Freitas e pelo professor Carlos Gonçalves, em conjunto com o aluno Tiago Belo e a docente Carla Santos, em representação do Sporting Clube de Alenquer.

A equipa, que contou com “a colaboração dos alunos Filipe Pepe, do agrupamento, Mário Amaro e José Figueiredo, do clube”, “concorreu com dois robôs em palco – ‘Fato Inteligente’ e ‘Arduino’ – que interagem entre si, criando movimentos comandados a partir de um fato inteligente com sensores de infravermelhos e leds”, explicou a Câmara Municipal de Alcochete em comunicado.

- PUB -

“A equipa aplicou os robôs na área do divertimento (dança) mas as aplicações estendem-se desde a medicina à indústria”. A competição FreeBots, uma das sete disputadas pelas equipas seniores, “pretende desafiar a comunidade de investigação e desenvolvimento a apresentar os seus resultados, sob a forma de uma apresentação técnica e de uma demonstração pública”, que “abrange robôs físicos, móveis ou não, terrestres, aquáticos ou aéreos”.

O Festival Nacional de Robótica, organizado “pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Edu.tech e Sociedade Portuguesa de Robótica”, é uma iniciativa que se realiza anualmente, sempre em diferentes cidades. “É no festival que se efectua o apuramento das equipas portuguesas para o RoboCup, competição de robótica de âmbito mundial, que reúne as melhores equipas de cada País”.

- PUB -

Mais populares

Moradores de cooperativas em Azeitão preocupados com leilão das suas casas

Os moradores da Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bairro dos Trabalhadores, em Azeitão, foram recentemente surpreendidos com a informação de que as suas...

Burger King abre este Verão na Quinta Fonte da Prata

Novo espaço vai criar 20 postos de trabalho e terá Drive In disponível   O novo restaurante da cadeia norte-americana Burger King, cuja estrutura encontra-se em...

Nuno Pinto: “Para o ano voltaremos a tentar ainda mais fortes”

“Sem sombra de dúvidas, foi a temporada mais complicada da minha carreira”, afirma.
- PUB -