19 Janeiro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeFestival Sementes regressa à Moita para conjunto de três apresentações

Festival Sementes regressa à Moita para conjunto de três apresentações

Mostra internacional de artes para o pequeno público com animação de rua percorre Moita, Gaio-Rosário e Alhos Vedros

 

- PUB -

O Festival Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público, regressa no próximo dia 22 à vila da Moita, para um conjunto de três espectáculos dirigidos ao público infantil e familiar, todos com entrada gratuita.

Nesta data, o Teatro de Rua “A la Fresca” vai levar à Praça da República, frente ao edifício dos Paços do Concelho, uma actuação pela Companhia Anna Confetti, agendada para as 18h00, com a participação das actrizes Rosita Calvi, Tere Solà e Anna Confetti, esta última, também responsável pela ideia e produção.

A associação espanhola da cidade de Girona, refira-se, provoca sorrisos há mais de 35 anos com os seus espectáculos de rua cómicos e poéticos, dirigidos a todos os públicos, “expressando-se com a linguagem do palhaço, do circo e da música”.

- PUB -

Para 1 de Junho, pelas 10h30, o Parque das Canoas, na freguesia do Gaio-Rosário, recebe a companhia belga Krak, com o espectáculo de teatro visual e palhaço “Kontrol”, dirigido à comunidade educativa. Recorde-se que esta companhia foi criada em 2008, com o nome de Circus Krak, quando tinha como objectivo “trabalhar para as populações desfavorecidas”.

Composta por Els Degryse e Dieter Missiaen, actualmente, realiza espectáculos em diversos países e para todas as comunidades. Ao longo dos anos, o palhaço “provou ser a disciplina favorita da dupla”, sendo que a companhia cria actuações sem palavras e altamente visuais, intercalados com humor, amor e toques circenses. Apoiada financeiramente pelo governo flamengo, segundo a autarquia moitense, a Krak produz os seus espectáculos com o apoio do centro de circo Flamengo (het Vlaams Circuscentrum).

Em “Kontrol”, Raphael gosta que as coisas ocorram de acordo com o seu plano. Quando não é o caso, sempre há soluções engenhosas e o seu sorriso cativante, numa actuação verdadeiramente poética.

- PUB -

“Crassh” no Bairro Gouveia

Finalmente, a 5 de Junho, a Praça Almada Negreiros, no Bairro Gouveia, em Alhos Vedros, acolhe pelas 18h00, o espectáculo “Crassh”, pela associação cultural sem fins lucrativos Wetumtum, oriunda da cidade do Porto, que dinamiza e desenvolve movimentos artísticos para o público infantil e famílias.

Partindo da premissa de que todo o ser humano é capaz de criar, participar e desenvolver-se através do contacto com a música e a performance, o grupo acredita que esta capacidade começa em tenra idade. Por este motivo, desenvolve “trabalho artístico de forma a que o resultado vá além da contemplação e procura, através de acções lúdicas” e permita “atingir momentos participativos, interactivos e de desenvolvimento pessoal”.

Na realidade, “Crassh” resulta de uma combinação entre a percussão, o movimento e a comédia visual. “A energia e interacção com o público durante os espectáculos revela uma dimensão que caracteriza as criações artísticas deste projecto”, refere a Câmara da Moita, que sublinha que a “relação entre música, performance e humor conduzem uma narrativa de peripécias cómicas”, sendo a voz sempre em “crasshonês”.

O espectáculo ultrapassa também barreiras linguísticas, destacando o valor do som e da música “como meios de comunicação”. “Crassh” conta com criação e interpretação de David Calhau e David Valente que, por sua vez, também assina a direcção artística, numa ideia original de Bruno Estima.

Promovida pelo Teatro Extremo, a 26.ª edição do Festival Sementes decorre em vários concelhos da região, entre o próximo dia 21 e 6 de Junho, cumprindo todas as normas da Direcção-Geral da Saúde estabelecidas para o sector da cultura. A marcação prévia de lugares poderá ser feita de terça-feira a sábado, entre as 10h00 e as 19h00, ou através de contacto telefónico (210 817 040).

Comentários

- PUB -

Mais populares

Vereador diz que cães vadios fogem com crânios na boca e acusa PS de tratar mal os vivos e pior os mortos

João Afonso volta a criticar serviço nos cemitérios. Autarca do PSD denuncia ossadas lavadas em tanques da roupa e colocadas em caixas de fruta a secar. Nuno Canta diz que é fantasia

Rua José de Groot Pombo encerrada até Abril devido a “exigente e profunda” obra

Intervenção dedicada à reabilitação integral da via, incluindo a construção de passeios mais acessíveis   A Rua José de Groot Pombo, em Setúbal, vai permanecer encerrada...

Mais de 70 lotes de terreno no Bairro Grito do Povo alienados a proprietários de habitações

Os lotes vão ser vendidos a moradores e descendentes directos, que pretendam melhorar as condições de habitabilidade
- PUB -