26 Janeiro 2023, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAluguer de trotinetas eléctricas chega à cidade de Setúbal

Aluguer de trotinetas eléctricas chega à cidade de Setúbal

Durante as primeiras duas semanas os alugueres são de cinco cêntimos por minuto. Depois passa a oscilar entre os 14 e os 25 cêntimos

- PUB -

 

Cerca de duas centenas de trotinetas eléctricas vão ser disponibilizadas para partilha da população de Setúbal, para deslocações urbanas. Trata-se de um sistema de utilização individual a ser implementado na cidade a título experimental.

Explica a autarquia, através de comunicado, que o projecto-piloto se destina a “potenciar a micromobilidade em Setúbal, no âmbito de uma parceria entre a empresa Bolt e a Câmara Municipal”.

- PUB -

A execução deste programa, aprovado na reunião de câmara na quarta-feira, aponta que a fase experimental do mesmo terá a duração de seis meses, período em que “ficam à disposição entre 200 a 300 trotinetas eléctricas para aluguer”, ficando a “gestão dos equipamentos e a segurança dos utilizadores a cargo da empresa”.

Os custos dos alugueres são de “cinco cêntimos por cada minuto de utilização, durante as primeiras duas semanas de lançamento do projecto-piloto”. Passada esta fase, “os valores vão oscilar entre os 14 e os 25 cêntimos, sendo que no decurso dos seis meses da fase experimental não são cobradas taxas de desbloqueamento dos veículos”.

Os parques localizam-se na Avenida Luísa Todi, a nascente e poente, no Parque Urbano de Albarquel, nas praças de Bocage e do Brasil, no cais dos ferries, na Avenida 22 de Dezembro na zona do Convento de Jesus, na Loja do Cidadão próximo do Hospital de São Bernardo e na Avenida Rodrigues Manito.

- PUB -

Um dos principais objectivos desta medida é o investimento em “modos mais activos e sustentáveis em alternativa ao uso do transporte individual, em especial em deslocações de curta distância”, refere a proposta aprovada. E acrescenta: “Em Setúbal [existe] um potencial considerável de transferência de viagens dos modos motorizados para os modos suaves”.

Indica ainda que as “deslocações motorizadas com menos de 1,5 quilómetros de distância têm um peso significativo em várias zonas, onde cerca de 80% dos casos são deslocações que ocorrem dentro do próprio concelho e 50” dentro das freguesias.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pai herói salva filha bebé de incêndio que destruiu habitação [actualizada]

Entrou em habitação em chamas e conseguiu resgatar a bebé. Sinistro destruiu o 1.º piso da habitação

Comando dos Bombeiros do Montijo repudia críticas sobre combate ao fogo de sexta-feira

Reacção surge na sequência de vídeos e comentários publicados nas redes sociais 

Sexta-feliz chega ao concelho para dar “mais tempo” aos funcionários

PartYard decidiu dar as tardes de sexta-feira aos trabalhadores para melhorar o seu rendimento
- PUB -