10 Maio 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Sociedade Área de jovens da LATI faz ponto de situação da candidatura a...

Área de jovens da LATI faz ponto de situação da candidatura a “Eco-Escola”

Instituição setubalense foi galardoada em 2020 com a Bandeira Verde, que reconhece boas práticas ambientais

 

- PUB -

O conselho dinamizador que candidata a valência de jovens da Liga dos Amigos da Terceira Idade (LATI) ao programa Eco-Escolas, pela terceira vez consecutiva neste ano lectivo, e do qual O SETUBALENSE faz parte, reuniu novamente na quinta-feira, Dia Mundial da Terra, para apresentar o trabalho desenvolvido até ao momento. A próxima reunião está marcada para as 18h00 de dia 18 de Junho.

Em 2020, a instituição setubalense foi galardoada com a Bandeira Verde Eco-Escolas, que reconhece as boas práticas ambientais. O ponto de situação das actividades de âmbito Eco-escolas, desenvolvidas no segundo período com os jovens em regime presencial e online, foi o mote para esta segunda reunião, tendo presente que a instituição esteve encerrada entre 22 de Janeiro e 5 de Abril para o 2.º e o 3.º ciclo e 19 de Abril para os jovens do ensino secundário.

Durante o mês de Janeiro, foram desenvolvidas actividades de jardinagem, entre as quais a horta biológica, e deu-se início ao eco-código, composto por frases construídas pelos jovens. Em Fevereiro, já em modo online, a área de jovens lançou o desafio “Declara-te ao planeta” e em Março, no âmbito do Dia Mundial da Água, a actividade “Mural das Necessidades” deu lugar a um quiz online. A iniciativa teve como objectivo aumentar a consciência do quanto a água é necessária para o quotidiano e do quanto é importante preservar este recurso.

- PUB -

Foi também proposta a visualização da curta-metragem “Aquametragem” e de um debate e acção de sensibilização sobre a água enquanto recurso finito. A iniciativa “#amar o mar” foi lançada em Março e alargada entretanto até ao final de Maio, neste regresso ao formato presencial, no qual “diversos jovens agarraram e concretizaram o desafio”.

Desde 5 de Abril, foi realizada a expansão da horta biológica com construção e pintura de novos canteiros com paletes, construíram-se novos ecopontos para a valência de jovens e foi realizada uma pesquisa sobre poupança de energia para realização de flyers. No âmbito do projecto “As aves que nos rodeiam”, os membros da área de jovens puderam observar aves e recolher material para construir comedouros.

“Quem paira sobre as ondas”, directos com um biólogo do Jardim Zoológico no canal “O impacto do Homem na Terra” e uma visita virtual ao Oceanário completam o conjunto de actividades realizadas até agora, sem esquecer o projecto “Global action days” em que os jovens estão a participar desde quinta-feira, dia em que caminharam no espaço verde da instituição e tiraram fotografias a elementos que por algum motivo captaram a sua atenção.

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Sindicato não aceita aumentos de salários propostos pela administração da Autoeuropa

Administração da fábrica da Volkswagen em Palmela quer acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, sindicato contesta

Empresa dedicada à comercialização de canábis chega a Setúbal com nova unidade no parque BlueBiz

Espaço servirá para pós-colheita da planta medicinal. Produtora escolheu a cidade sadina “por possuir excelentes acessibilidades e oferecer flexibilidade nas suas instalações”   A empresa Clever...
- PUB -