27 Janeiro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeÁrea de jovens da LATI faz ponto de situação da candidatura a...

Área de jovens da LATI faz ponto de situação da candidatura a “Eco-Escola”

Instituição setubalense foi galardoada em 2020 com a Bandeira Verde, que reconhece boas práticas ambientais

 

- PUB -

O conselho dinamizador que candidata a valência de jovens da Liga dos Amigos da Terceira Idade (LATI) ao programa Eco-Escolas, pela terceira vez consecutiva neste ano lectivo, e do qual O SETUBALENSE faz parte, reuniu novamente na quinta-feira, Dia Mundial da Terra, para apresentar o trabalho desenvolvido até ao momento. A próxima reunião está marcada para as 18h00 de dia 18 de Junho.

Em 2020, a instituição setubalense foi galardoada com a Bandeira Verde Eco-Escolas, que reconhece as boas práticas ambientais. O ponto de situação das actividades de âmbito Eco-escolas, desenvolvidas no segundo período com os jovens em regime presencial e online, foi o mote para esta segunda reunião, tendo presente que a instituição esteve encerrada entre 22 de Janeiro e 5 de Abril para o 2.º e o 3.º ciclo e 19 de Abril para os jovens do ensino secundário.

Durante o mês de Janeiro, foram desenvolvidas actividades de jardinagem, entre as quais a horta biológica, e deu-se início ao eco-código, composto por frases construídas pelos jovens. Em Fevereiro, já em modo online, a área de jovens lançou o desafio “Declara-te ao planeta” e em Março, no âmbito do Dia Mundial da Água, a actividade “Mural das Necessidades” deu lugar a um quiz online. A iniciativa teve como objectivo aumentar a consciência do quanto a água é necessária para o quotidiano e do quanto é importante preservar este recurso.

- PUB -

Foi também proposta a visualização da curta-metragem “Aquametragem” e de um debate e acção de sensibilização sobre a água enquanto recurso finito. A iniciativa “#amar o mar” foi lançada em Março e alargada entretanto até ao final de Maio, neste regresso ao formato presencial, no qual “diversos jovens agarraram e concretizaram o desafio”.

Desde 5 de Abril, foi realizada a expansão da horta biológica com construção e pintura de novos canteiros com paletes, construíram-se novos ecopontos para a valência de jovens e foi realizada uma pesquisa sobre poupança de energia para realização de flyers. No âmbito do projecto “As aves que nos rodeiam”, os membros da área de jovens puderam observar aves e recolher material para construir comedouros.

“Quem paira sobre as ondas”, directos com um biólogo do Jardim Zoológico no canal “O impacto do Homem na Terra” e uma visita virtual ao Oceanário completam o conjunto de actividades realizadas até agora, sem esquecer o projecto “Global action days” em que os jovens estão a participar desde quinta-feira, dia em que caminharam no espaço verde da instituição e tiraram fotografias a elementos que por algum motivo captaram a sua atenção.

Comentários

- PUB -

Mais populares

D. José Ornelas deixa de ser Bispo de Setúbal

O SETUBALENSE sabe que o Prelado vai substituir D. António Marto na Diocese de Leiria-Fátima

Autocarro consumido pelas chamas no centro de Setúbal [corrigida]

Viatura dos TST circulava perto do Comando da PSP. Passageiros e motorista saíram ilesos

Moradores do condomínio da Quinta da Trindade queixam-se de ruído vindo de estaleiro naval

A decapagem do casco de navios está a tirar o sossego a quem reside nas proximidades do estaleiro. Empresa diz que está a mitigar incómodo
- PUB -