26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeOUT.RA dá a conhecer programação para marcar regresso às salas de espectáculos

OUT.RA dá a conhecer programação para marcar regresso às salas de espectáculos

“Sonho de ZIMA” e “Solo Fértil” são as exibições previstas para os próximos dias

 

- PUB -

Para celebrar a abertura das salas de espectáculos, a OUT.RA – Associação Cultural, anunciou na passada sexta-feira, a realização durante os próximos dias de dois momentos culturais no Barreiro, que vão incluir as apresentações públicas da performance “Sonho de ZIMA”, composta por Sara Zita Correia e Marta Ramos, no próximo dia 24, pelas 11h00, no Convento da Madre de Deus na Verderena, e pela exibição do filme de Camila Vale “Solo Fértil”, numa sessão marcada para 13 de Maio, nas instalações do Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC).

Estas são as duas propostas que vão encerrar de forma simbólica a actividade produzida durante o ano passado, constituíndo também a ocasião para reencontrar as suas explorações livres em formato “sonho”.

“Trocando a véspera de solstício, pela véspera de liberdade, abrimos os portões de um novo lugar, para a partilha de mais uma experiência de vida”, afirmam Sara e Marta, interessadas em “perseguir um momento que reforce a simplicidade da existência e exponha a inevitável crueza do encontro das vozes em bruto com as paredes”, sublinham.

- PUB -

Já o trabalho desenvolvido pela cineasta Camila Vale foi possível graças ao envolvimento de vários protagonistas locais no mundo do som e imagem. “Quando algo estranho se passa no solo, a curiosidade de Laura e Miguel floresce” e é então que “o fascínio dos irmãos pelas inexplicáveis cores da terra, e pelos segredos que o passado esconde”, os leva a criar no espaço onde habitam “uma harmonia para a sua dissonante realidade”.

“Entre a inquietude e a descoberta, repara-se que o mundo aos olhos destas crianças, mesmo à beira do fim, pode ser um lugar para imaginar”, explica.

A entrada para ambos os eventos é gratuita, sendo no entanto necessária uma reserva prévia por email ([email protected]), com a associação a recordar que se mantém o uso obrigatório de máscara e a higienização regular de mãos.

- PUB -

Bolsas de criação OUT.RA 2021

Analisadas “as diversas e cada vez mais e melhores candidaturas” à sua Bolsa de Criação Local para 2021, a OUT.RA – Associação Cultural decidiu recentemente apoiar o trabalho de dois criadores emergentes do concelho.

São eles, André Neves – George Silver, músico barreirense com um percurso artístico em crescente ascensão –, que trabalhará um novo álbum (o seu segundo longa-duração) e que vai contar com uma selecção diversa de convidados, e Vera Marques – [aka Puçanga] –, artista multidisciplinar residente no Seixal. Vera Marques desenvolverá um projecto de investigação e criação “vocalgráfica”, através da realização de diversos círculos de vozes, que culminará também no lançamento de um registo discográfico.

Recorde-se que o âmbito geográfico da Bolsa, atribuída deste 2016, foi alargado a alguns concelhos limítrofes do município do Barreiro, para a criação e apresentação de trabalhos originais, sendo que, para este ano, cada projecto contemplado receberá um apoio à concretização no valor de mil euros, com o compromisso da realização de pelo menos uma apresentação pública do trabalho desenvolvido.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -