8 Maio 2021, Sábado
- PUB -
Início Sociedade OUT.RA dá a conhecer programação para marcar regresso às salas de espectáculos

OUT.RA dá a conhecer programação para marcar regresso às salas de espectáculos

“Sonho de ZIMA” e “Solo Fértil” são as exibições previstas para os próximos dias

 

- PUB -

Para celebrar a abertura das salas de espectáculos, a OUT.RA – Associação Cultural, anunciou na passada sexta-feira, a realização durante os próximos dias de dois momentos culturais no Barreiro, que vão incluir as apresentações públicas da performance “Sonho de ZIMA”, composta por Sara Zita Correia e Marta Ramos, no próximo dia 24, pelas 11h00, no Convento da Madre de Deus na Verderena, e pela exibição do filme de Camila Vale “Solo Fértil”, numa sessão marcada para 13 de Maio, nas instalações do Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC).

Estas são as duas propostas que vão encerrar de forma simbólica a actividade produzida durante o ano passado, constituíndo também a ocasião para reencontrar as suas explorações livres em formato “sonho”.

“Trocando a véspera de solstício, pela véspera de liberdade, abrimos os portões de um novo lugar, para a partilha de mais uma experiência de vida”, afirmam Sara e Marta, interessadas em “perseguir um momento que reforce a simplicidade da existência e exponha a inevitável crueza do encontro das vozes em bruto com as paredes”, sublinham.

- PUB -

Já o trabalho desenvolvido pela cineasta Camila Vale foi possível graças ao envolvimento de vários protagonistas locais no mundo do som e imagem. “Quando algo estranho se passa no solo, a curiosidade de Laura e Miguel floresce” e é então que “o fascínio dos irmãos pelas inexplicáveis cores da terra, e pelos segredos que o passado esconde”, os leva a criar no espaço onde habitam “uma harmonia para a sua dissonante realidade”.

“Entre a inquietude e a descoberta, repara-se que o mundo aos olhos destas crianças, mesmo à beira do fim, pode ser um lugar para imaginar”, explica.

A entrada para ambos os eventos é gratuita, sendo no entanto necessária uma reserva prévia por email ([email protected]), com a associação a recordar que se mantém o uso obrigatório de máscara e a higienização regular de mãos.

- PUB -

Bolsas de criação OUT.RA 2021

Analisadas “as diversas e cada vez mais e melhores candidaturas” à sua Bolsa de Criação Local para 2021, a OUT.RA – Associação Cultural decidiu recentemente apoiar o trabalho de dois criadores emergentes do concelho.

São eles, André Neves – George Silver, músico barreirense com um percurso artístico em crescente ascensão –, que trabalhará um novo álbum (o seu segundo longa-duração) e que vai contar com uma selecção diversa de convidados, e Vera Marques – [aka Puçanga] –, artista multidisciplinar residente no Seixal. Vera Marques desenvolverá um projecto de investigação e criação “vocalgráfica”, através da realização de diversos círculos de vozes, que culminará também no lançamento de um registo discográfico.

Recorde-se que o âmbito geográfico da Bolsa, atribuída deste 2016, foi alargado a alguns concelhos limítrofes do município do Barreiro, para a criação e apresentação de trabalhos originais, sendo que, para este ano, cada projecto contemplado receberá um apoio à concretização no valor de mil euros, com o compromisso da realização de pelo menos uma apresentação pública do trabalho desenvolvido.

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Sindicato não aceita aumentos de salários propostos pela administração da Autoeuropa

Administração da fábrica da Volkswagen em Palmela quer acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, sindicato contesta

Empresa dedicada à comercialização de canábis chega a Setúbal com nova unidade no parque BlueBiz

Espaço servirá para pós-colheita da planta medicinal. Produtora escolheu a cidade sadina “por possuir excelentes acessibilidades e oferecer flexibilidade nas suas instalações”   A empresa Clever...
- PUB -