10 Maio 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Sociedade Mercado das Palavras pretende promover literacia familiar e comunitária

Mercado das Palavras pretende promover literacia familiar e comunitária

Primeira livraria social do Distrito, na Quinta do Conde, Sesimbra, abre portas este fim-de-semana

 

- PUB -

No Mercado Municipal da Quinta do Conde, nasce esta sexta-feira o Mercado das Palavras, um projecto de literacia familiar e comunitária que é também a primeira livraria social do distrito, fruto de uma parceria entre as associações PIPA – Projecto de Inclusão pela Arte e Anime – Projecto de Animação e Formação.

“Acreditamos que em comunidade podemos criar novos projectos, desafios e oportunidades para todos, no acesso aos livros e na criação de hábitos e rotinas de leitura”, começa por dizer Patrícia Reis, gestora e coordenadora de projectos da associação PIPA e membro da equipa de curadoria do Mercado das Palavras, a O SETUBALENSE.

Por seu turno, Paulo Pires, um dos fundadores da ANIME PAF e também membro da equipa de curadoria do Mercado das Palavras, explica que “este projecto de literacia comunitária pretende levar às famílias e à comunidade uma ligação mais estreita com o livro, com a palavra e com a escrita, através de várias iniciativas”.

- PUB -

No espaço, onde outrora se instalou a sede da associação PIPA existe, a partir deste fim de semana, uma livraria social, onde “recebemos livros novos ou usados em boas condições e vendemos livros a preços simbólicos, organizados pelas temáticas infantil, juvenil e família, e cujas receitas irão reverter a 100 por cento para projectos sociais e artísticos na comunidade”.

Do espaço físico ao ar livre

Entre os planos do projecto Mercado das Palavras, está também a criação de um grupo de voluntários que possa ler em voz alta em espaços públicos, jardins, instituições, grupos de auto-ajuda, serviços de cuidados paliativos e de pré-natal, entre outras possibilidades.

- PUB -

“Queremos ainda criar novas oportunidades de edições de autores locais, com consultoria no processo de organização, paginação, edição, publicação e promoção de obras individuais e colectivas, e prestar apoio na edição de ebooks, de experiências comunitárias e instituições da economia social, assim como criar espaços de partilhas e conversas em torno da leitura e da importância da palavra, trazer e construir novos festivais do livro para o concelho”, explicam.

Das iniciativas que pretendem “desenvolver” ao longo do projecto fazem ainda parte as oficinas de capacitação, a presença em feiras e festivais e os projectos itinerantes e associados.

Destes últimos é exemplo o projecto “Conta(me)”, associado ao Mercado das Palavras, em parceria com o Família +, para apoiar pais e cuidadores na selecção da literatura a usar. Deverá arrancar ainda este mês.

Comunidade local marca presença na inauguração

Com programação repartida entre as 10h00 e as 12h30 desta sexta-feira e sábado, a inauguração conta com música ao vivo, a cargo de Matheus Paraízo, na sexta-feira, e de Júnior Wagner, no sábado. A iniciativa “Momentos com Histórias” decorre nos dois dias, com Patrícia Reis.

Liliana Laranjeiro, com o livro de poesia “Emoções”, Ana Paula Costa, autora dos livros “Florescer” e “Tempo de ser mulher”, Augusto Figueira com a biografia “Censurados”, e Joana de Carvalho, com o seu mais recente livro “Um beijo”, compõem a lista de autores convidados para a iniciativa.

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Sindicato não aceita aumentos de salários propostos pela administração da Autoeuropa

Administração da fábrica da Volkswagen em Palmela quer acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, sindicato contesta

Empresa dedicada à comercialização de canábis chega a Setúbal com nova unidade no parque BlueBiz

Espaço servirá para pós-colheita da planta medicinal. Produtora escolheu a cidade sadina “por possuir excelentes acessibilidades e oferecer flexibilidade nas suas instalações”   A empresa Clever...
- PUB -