21 Janeiro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeVMER do Hospital Barreiro-Montijo completa cinco anos ao serviço da população

VMER do Hospital Barreiro-Montijo completa cinco anos ao serviço da população

Desde 2016, Viatura Médica de Emergência e Reanimação registou perto de onze mil activações

 

- PUB -

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), completou, no passado domingo, cinco anos desde que iniciou a sua actividade, em 2016, na região de abrangência daquele equipamento de saúde, tendo sido o 44.º veículo com estas funções a entrar em funcionamento no País.

De acordo com o seu historial, desde então, a viatura já registou perto de 11 mil activações, número que corresponde a uma média diária de seis acionamentos, percorrendo mais de 331 mil quilómetros, numa média de 182 km’s por dia ou de três dezenas por activação. O CHBM destaca a “grande variedade na tipologia de ocorrências”, tais como emergências médicas ou de trauma, pediátricas e obstétricas, numa equipa constituída por um total de 23 médicos e 21 enfermeiros “com formação diferenciada”.

Para além da sua actividade, a equipa da VMER participou ainda em missões CODU MAR, em articulação com a Força Aérea Portuguesa, e em variados exercícios interinstitucionais, de que é exemplo o RAILEX’17.

- PUB -

Habitualmente, são também realizadas sessões de formação contínua, promovidas pelos operacionais da equipa, com a colaboração de outras entidades, tais como os Bombeiros de Salvação Pública do Barreiro.

Apesar da sua área de actuação englobar, preferencialmente, os concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo, com excepção de situações solicitadas pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) –, que abrangem outros municípios limítrofes –, a VMER, veículo de intervenção pré-hospitalar, destina-se ao transporte rápido de uma equipa, composta por um médico e um enfermeiro, ao local onde se encontram as vítimas de acidente ou doença súbita, em situações de emergência.

O objectivo passa pela estabilização pré-hospitalar e pelo acompanhamento dos doentes, durante o transporte, até ao hospital.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pinhalnovense sem jogadores para jogar fez falta de comparência

A 12.ª jornada do Campeonato de Portugal ficou marcada pela falta de comparência do Pinhalnovense no jogo que deveria disputar em casa com o...

Vereador diz que cães vadios fogem com crânios na boca e acusa PS de tratar mal os vivos e pior os mortos

João Afonso volta a criticar serviço nos cemitérios. Autarca do PSD denuncia ossadas lavadas em tanques da roupa e colocadas em caixas de fruta a secar. Nuno Canta diz que é fantasia

Pinhalnovense não tem jogadores para ir a jogo no próximo domingo

No Campeonato de Portugal a situação está muito complicada para os clubes da região porque o Barreirense está numa posição delicada na tabela classificativa...
- PUB -