27 Janeiro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeCâmara de Sines leva fado a casa da população com oito noites...

Câmara de Sines leva fado a casa da população com oito noites carregadas de tradição

Projecto conta este ano com a participação de 25 vozes, sendo previamente gravado em pontos “ligados ao património local”

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Sines vai proporcionar à população do concelho oito noites de fado, carregadas de tradição, em mais uma edição da iniciativa “Maré de Fado”, que decorre entre sexta-feira e 3 de Abril, todos as sextas-feiras e sábados, em formato online e via rádio.

Na mostra deste ano, “com direcção artística de Carlos Soares da Silva”, fazem parte 25 nomes ligados à música, na qual o fado vai abrir-se “a projectos convidados, com influências de outros géneros musicais”, explica a autarquia sineense em comunicado. O “programa de cada noite organiza-se em torno de um tema diferente”, sendo já marca da “Maré de Fado” “os pontos em que se realiza, ligados ao património local”. “Em 2021, o fado passa pelo Museu de Sines, pela antiga Estação de Caminhos de Ferro, pela Igreja de Nossa Senhora das Salas e pelo Largo Marquês de Pombal (Porto Covo)”.

“Esta é uma iniciativa em que, neste momento especialmente complexo na área da cultura, procuramos dinamizar a programação através dos meios que temos ao nosso dispor para chegar ao público, valorizando os nossos artistas e as nossas tradições. É um programa que alia o nosso património imaterial ao património histórico e edificado, realizado com profissionalismo e cujo resultado, estou convicto, vai ser uma positiva surpresa para o público”, referiu Nuno Mascarenhas, presidente do município.

- PUB -

Os oito espectáculos, sempre com início às 21h30, podem ser “vistos e ouvidos nas redes sociais da autarquia – Facebook e Youtube – e nos canais dos parceiros Rádio Amália e Rádio Sines, incluindo na sua frequência FM”.

A abrir a iniciativa na sexta-feira vão estar os “artistas Daniela Giblott, Joana Rita, Armando Casal e André Baptista”, com o tema “Histórias do Mar”. No dia seguinte, por sua vez, chegam aos palcos sineenses “Ricardo Martins, Sofia Ramos, André Baptista e o projecto Fado no Pé”, com a música “O Pescador e a Fé”.

Já na semana seguinte, a noite de dia 19 vai contar com a participação de Isabel Noronha, Eva Zambujo e Tiago Correia”, que apresentam “A Preparação para a Viagem”. No sábado será representado “A Partida”, através da voz de Paula Cruz, Pedro Calado, Isabel Noronha, e o projecto Fado e Morna.

- PUB -

“O terceiro fim-de-semana de “maré” começa com Tânia Oleiro, Carolina Bila e José Geadas, que dão a sua interpretação ao tema “A Viagem”, na sexta-feira, 26 de Março. Sob o tema “O Trabalho”, Maria da Saudade, Luís Saturnino, Tânia Oleiro e o projecto Acordeão Fadista actuam no dia seguinte, sábado, 27 de Março”.

As noites de tradição terminam no primeiro fim-de-semana de Abril, com a interpretação de “A Saudade”, na sexta-feira, por “António Pinto Basto, Joana Luz e Gustavo”, e de “A Chegada”, no sábado, por “Nuno Amaro, Mafalda Vasques, António Pinto Basto e o projecto João e Miguel”.

Os espectáculos serão, antes de transmitidos, “gravados sem público”, “tendo em conta a situação de pandemia e o Estado de Emergência em vigor”. O projecto “Maré de Fado” surgiu em 2017 e tem como objectivo “recuperar o legado das noites e encontros de fado, onde amadores e profissionais se juntavam pelo prazer de cantar”.

 

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

D. José Ornelas deixa de ser Bispo de Setúbal

O SETUBALENSE sabe que o Prelado vai substituir D. António Marto na Diocese de Leiria-Fátima

Autocarro consumido pelas chamas no centro de Setúbal [corrigida]

Viatura dos TST circulava perto do Comando da PSP. Passageiros e motorista saíram ilesos

Moradores do condomínio da Quinta da Trindade queixam-se de ruído vindo de estaleiro naval

A decapagem do casco de navios está a tirar o sossego a quem reside nas proximidades do estaleiro. Empresa diz que está a mitigar incómodo
- PUB -