8 Maio 2021, Sábado
- PUB -
Início Sociedade Câmara de Sines leva fado a casa da população com oito noites...

Câmara de Sines leva fado a casa da população com oito noites carregadas de tradição

Projecto conta este ano com a participação de 25 vozes, sendo previamente gravado em pontos “ligados ao património local”

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Sines vai proporcionar à população do concelho oito noites de fado, carregadas de tradição, em mais uma edição da iniciativa “Maré de Fado”, que decorre entre sexta-feira e 3 de Abril, todos as sextas-feiras e sábados, em formato online e via rádio.

Na mostra deste ano, “com direcção artística de Carlos Soares da Silva”, fazem parte 25 nomes ligados à música, na qual o fado vai abrir-se “a projectos convidados, com influências de outros géneros musicais”, explica a autarquia sineense em comunicado. O “programa de cada noite organiza-se em torno de um tema diferente”, sendo já marca da “Maré de Fado” “os pontos em que se realiza, ligados ao património local”. “Em 2021, o fado passa pelo Museu de Sines, pela antiga Estação de Caminhos de Ferro, pela Igreja de Nossa Senhora das Salas e pelo Largo Marquês de Pombal (Porto Covo)”.

“Esta é uma iniciativa em que, neste momento especialmente complexo na área da cultura, procuramos dinamizar a programação através dos meios que temos ao nosso dispor para chegar ao público, valorizando os nossos artistas e as nossas tradições. É um programa que alia o nosso património imaterial ao património histórico e edificado, realizado com profissionalismo e cujo resultado, estou convicto, vai ser uma positiva surpresa para o público”, referiu Nuno Mascarenhas, presidente do município.

- PUB -

Os oito espectáculos, sempre com início às 21h30, podem ser “vistos e ouvidos nas redes sociais da autarquia – Facebook e Youtube – e nos canais dos parceiros Rádio Amália e Rádio Sines, incluindo na sua frequência FM”.

A abrir a iniciativa na sexta-feira vão estar os “artistas Daniela Giblott, Joana Rita, Armando Casal e André Baptista”, com o tema “Histórias do Mar”. No dia seguinte, por sua vez, chegam aos palcos sineenses “Ricardo Martins, Sofia Ramos, André Baptista e o projecto Fado no Pé”, com a música “O Pescador e a Fé”.

Já na semana seguinte, a noite de dia 19 vai contar com a participação de Isabel Noronha, Eva Zambujo e Tiago Correia”, que apresentam “A Preparação para a Viagem”. No sábado será representado “A Partida”, através da voz de Paula Cruz, Pedro Calado, Isabel Noronha, e o projecto Fado e Morna.

- PUB -

“O terceiro fim-de-semana de “maré” começa com Tânia Oleiro, Carolina Bila e José Geadas, que dão a sua interpretação ao tema “A Viagem”, na sexta-feira, 26 de Março. Sob o tema “O Trabalho”, Maria da Saudade, Luís Saturnino, Tânia Oleiro e o projecto Acordeão Fadista actuam no dia seguinte, sábado, 27 de Março”.

As noites de tradição terminam no primeiro fim-de-semana de Abril, com a interpretação de “A Saudade”, na sexta-feira, por “António Pinto Basto, Joana Luz e Gustavo”, e de “A Chegada”, no sábado, por “Nuno Amaro, Mafalda Vasques, António Pinto Basto e o projecto João e Miguel”.

Os espectáculos serão, antes de transmitidos, “gravados sem público”, “tendo em conta a situação de pandemia e o Estado de Emergência em vigor”. O projecto “Maré de Fado” surgiu em 2017 e tem como objectivo “recuperar o legado das noites e encontros de fado, onde amadores e profissionais se juntavam pelo prazer de cantar”.

 

 

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Sindicato não aceita aumentos de salários propostos pela administração da Autoeuropa

Administração da fábrica da Volkswagen em Palmela quer acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, sindicato contesta

Empresa dedicada à comercialização de canábis chega a Setúbal com nova unidade no parque BlueBiz

Espaço servirá para pós-colheita da planta medicinal. Produtora escolheu a cidade sadina “por possuir excelentes acessibilidades e oferecer flexibilidade nas suas instalações”   A empresa Clever...
- PUB -