14 Abril 2021, Quarta-feira
- PUB -
Início Sociedade População migrante vai ter centro de apoio a funcionar em quatro espaços...

População migrante vai ter centro de apoio a funcionar em quatro espaços do concelho de Palmela

Nova resposta nasce da colaboração entre a autarquia e a Fundação Santa Rafaela Maria. Protocolo vigora até final de 2022

O concelho de Palmela vai contar com um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), que funcionará até final de 2022 em articulação com a Fundação Santa Rafaela Maria.

- PUB -

Para a criação desta resposta, alicerçada num atendimento personalizado para apoiar a integração das comunidades migrantes, o município anunciou que decidiu estabelecer um protocolo de colaboração com a fundação.

“De acordo com o protocolo, que vai vigorar até 31 de Dezembro de 2022, caberá ao município ceder gratuitamente e equipar os espaços necessários para o atendimento a migrantes, na Biblioteca Municipal de Palmela, no Centro de Recursos para a Juventude de Pinhal Novo, bem como na União das Freguesias de Poceirão e Marateca”, revelou a autarquia.

O serviço, segundo a Câmara Municipal, será assegurado pela Fundação Santa Rafaela Maria e funcionará “na primeira e segunda quinta-feira de cada mês, entre as 9h00 e as 13h00”. Caberá a esta última entidade “disponibilizar materiais informativos, dinamizar sessões de esclarecimento a grupos específicos (empresas ou comunidades migrantes)” e “promover sessões de informação ou sensibilização sobre temáticas pertinentes no processo de integração em Portugal”.

- PUB -

O município explica ainda os diversos vectores de acção do CLAIM. “É um serviço de proximidade, um espaço de apoio e de atendimento personalizado, que procura, localmente, apoiar o processo de integração desta população, em matérias como autorização de residência, aquisição da nacionalidade portuguesa, reagrupamento familiar, equivalências académicas, acesso à educação, saúde, apoios sociais ou ainda retorno voluntário ao país de origem”, conclui.

- PUB -

Mais populares

Jovem setubalense morre em acidente de moto

Fábio Silva, conhecido por Pigóita, despistou-se junto ao cruzamento para Aldeia de Irmãos

Bateria da Raposa vai passar para o município para vigiar praias e reforçar combate a incêndios

O entendimento entre a Câmara de Almada e o Estado está a ser traçado para a bateria de costa na Mata Nacional dos Medos passar para a gestão da autarquia. Esta antiga estrutura militar vai ter novo uso estratégico de defesa

Presidente da República em Azeitão para inauguração de Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama

Este sábado, Marcelo Rebelo de Sousa marcará presença na inauguração da Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, espaço que homenageia a relação entre...
- PUB -