16 Abril 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Sociedade Água no concelho do Seixal com qualidade adequada

Água no concelho do Seixal com qualidade adequada

A água da rede pública consumida no concelho do Seixal é de qualidade “adequada”, segundo os últimos resultados apurados na monotorização sobre o abastecimento público; analises esta efectuadas por meio dos “parâmetros regulamentares e da frequência definida em programa, aprovado pela autoridade competente”, dá a saber a autarquia.

- PUB -

Os resultados das análises efectuadas pela câmara do Seixal revelaram assim “características bacteriológicas, químicas e organoléticas adequadas”, acrescenta o comunicado.

Entre 1 de Abril e 30 Junho, do ano passado, a autarquia realizou 122 análises do controlo de rotina 1 e 27 análises do controlo de rotina 2, nas zonas de abastecimento de Belverde, Casal do Marco, Cruz de Pau, Fernão Ferro, Santa Marta e Torre da Marinha.

No segundo trimestre de 2020 foi realizado o controlo operacional por meio de 18 análises à água de reservatórios e 30 análises à água de captações, enquanto no terceiro trimestre foi realizado o controlo operacional com 18 análises à água de reservatórios e 46 análises à água de captações.

- PUB -

Ainda relativamente ao terceiro trimestre, entre Julho e Setembro, foram efectuadas 125 análises do controlo de rotina 1 mais 40 de rotina 2 e ainda 7 do controlo de inspecção, realizadas nas zonas de abastecimento de Belverde, Casal do Marco, Cruz de Pau, Fernão Ferro, Ponta dos Corvos, Santa Marta e Torre da Marinha.

No Seixal a água captada para o abastecimento público tem origem subterrânea, no Aquífero da Península de Setúbal, “sendo efectuada a monitorização regular da qualidade da água das captações”.

Para que a água esteja disponível para ser utilizada para consumo humano “é necessário passar por diversas fases: captação, tratamento, armazenamento e distribuição”, sendo a autarquia “responsável pela gestão da água nas diversas fases”.

- PUB -

No concelho, para uma população de cerca de 158 269 habitantes (Censos 2011), existe um consumo de água na ordem dos 141,5 litros por habitante diariamente.

 

- PUB -

Mais populares

Mercadona confirma supermercado no Montijo igual ao de Setúbal

Marca vai investir milhões de euros nos dois concelhos. Futuras superfícies comerciais vão ter 1 900 metros quadrados de área de venda   A expansão da...

Jovem setubalense morre em acidente de moto

Fábio Silva, conhecido por Pigóita, despistou-se junto ao cruzamento para Aldeia de Irmãos

Presidente da República em Azeitão para inauguração de Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama

Este sábado, Marcelo Rebelo de Sousa marcará presença na inauguração da Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, espaço que homenageia a relação entre...
- PUB -