11 Maio 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Sociedade Hortas Solidárias de Sampaio ganham novo terreno

Hortas Solidárias de Sampaio ganham novo terreno

A funcionar desde 2018, as Hortas Solidárias de Sampaio vão agora ser alargadas para um terreno, junto ao actualmente existente, propriedade do município sesimbrense. Aos 25 talhões de 70 metros quadrados, disponibilizados na primeira fase, juntam-se assim mais 25 parcelas de terreno de dimensão semelhante, destinadas ao desenvolvimento de agricultura tradicional de base biológica.

- PUB -

Para além deste terreno destinado ao cultivo, será preservado o olival existente no local e criada uma zona de vinha, denominada Vinha de Sesimbra, onde serão plantadas castas como a Moscatel Graúdo, Fernão Pires, Castelão, Arinto e Santa Isabel, variedades que fazem parte das tradições e identidade da freguesia do Castelo.

O projecto já está desenvolvido e em breve será dado início à preparação do terreno e à realização de várias acções no mesmo, entre as quais a abertura de um furo de captação de água, instalação de vedação, espaço para compostagem e abrigo para ferramentas.

Também em breve estará disponível o procedimento para candidaturas. A Câmara Municipal lançou as Hortas Solidárias em 2013, no Parque da Várzea da Quinta do Conde, para apoiar famílias mais vulneráveis e numerosas.

- PUB -

O interesse dos munícipes por esta ideia levou a que se estendesse à freguesia do Castelo, com as Hortas Solidárias em Sampaio, cuja inauguração contou então com a presença da directora regional de agricultura e pescas de Lisboa e Vale do Tejo, que enalteceu o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal neste âmbito.

 

 

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Luís Maurício: “Vamos fazer tudo para criar a polícia municipal”

Cabeça-de-lista do Chega à Câmara de Setúbal diz que concelho é inseguro e quer videovigilância em certas zonas da cidade   Luís Maurício, de 42 anos,...

Porto de Setúbal: Tersado recebe grua de última geração

A nova grua está optimizada para navios da classe Panamax, permitindo subir e descer as cargas a uma velocidade até 120 metros por minuto   A...
- PUB -