4 Dezembro 2021, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeEnólogo da José Maria da Fonseca é Personalidade do Ano no Vinho

Enólogo da José Maria da Fonseca é Personalidade do Ano no Vinho

Revista de Vinhos premiou aquele que considera “um dos grandes enólogos de Portugal”

 

- PUB -

Domingos Soares Franco, enólogo que soma 40 vindimas e 39 anos na empresa da sua família, a José Maria da Fonseca, acaba de ser distinguido com o Prémio “Personalidade do Ano no Vinho”, pela Revista de Vinhos.

Para a Revista de Vinhos, esta nomeação deve-se ao papel fundamental que Domingos Soares Franco assumiu no desenvolvimento do sector do Vinho em Portugal. É um novo-mundista, que através do seu percurso e formação nos EUA, trouxe com ele a necessidade de reinventar a forma de fazer vinho em Portugal.

Domingos Soares Franco, percorreu o mundo à procura dos melhores equipamentos e dedicou grande parte do seu trabalho a testar e replantar vinhas, tornando ainda mais diverso o campo experimental de castas da sua família. A Revista descreve-o como um “nome incontornável da enologia” portuguesa, “dos mais conhecedores das tendências internacionais, que tanto pode assumir o blend de um moscatel fortificado extraordinário como surpreender-nos com um vinho sem álcool. É embaixador da José Maria da Fonseca e dos vinhos portugueses no mundo, é carismático e um dos grandes enólogos de Portugal.

- PUB -

Para Domingos Soares Franco esta distinção foi recebida com muita emoção e alegria. A sua primeira reacção foi fazer um filme muito rápido das suas memórias de toda a vida, visualizando a cara das pessoas que mais o influenciaram. Afirma estar “extremamente contente e agradecido pela Revista de Vinhos me ter nomeado como “Personalidade do Ano”.

Agora, confessa, “é tempo de abrandar, mas sempre pensando no futuro, na inovação, a tentar implementar novas ideias, nunca esquecendo as raízes e a herança do passando”. São tempos que o fazem pensar e recordar as pessoas que tiveram um papel muito importante na sua vida: os seus pais, os cinco filhos, o tio António e todo o pequeno grupo de enólogos e viticultores formados em França, pessoas que deram o pontapé de saída em Portugal nos vinhos.

Como celebração da sua 40º vindima, ainda em 2020, Domingos Soares Franco apresentou os mais recentes lançamentos da Colecção Privada Domingos Soares Franco: dois novos tintos monovarietais – Colecção Privada DSF Malbec e Colecção Privada DSF Cabernet Sauvignon e a nova colheita e packaging do Colecção Privada DSF Moscatel Cognac.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -