4 Dezembro 2021, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeNavigator cede parcelas do seu território para protecção e desenvolvimento da apicultura

Navigator cede parcelas do seu território para protecção e desenvolvimento da apicultura

Fracções do “património florestal” foram facultadas à Federação Nacional dos Apicultores de Portugal

 

- PUB -

A The Navigator Company, com fábrica sediada em Setúbal, no Parque Industrial da Mitrena, estabeleceu recentemente um protocolo de colaboração com a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP), no qual se comprometeu a ceder, “a título temporário e gratuito, parcelas que integram o [seu] património florestal” para a “defesa, protecção e desenvolvimento” da apicultura, referiu a empresa em comunicado.

A parceria com “uma das maiores entidades representante dos apicultores portugueses, que tem filiadas diversas organizações no País”, vai igualmente potenciar “a qualidade do pólen e do mel, enquanto se desenvolve uma gestão florestal eficiente e sustentável”. Pretende, ainda, assegurar “uma maior vigilância dos espaços e valorizar o envolvimento com as comunidades e associações locais”, uma vez que a “manutenção da apicultura contribui para uma maior presença humana nas florestas”.

Tendo as abelhas “um papel fundamental no equilíbrio do ecossistema, já que sem elas não existiriam parte dos produtos agrícolas necessários para consumo humano e para alimentar os animais”, a empresa decidiu, ainda, assumir a responsabilidade de “que a zona de colocação dos apiários, assim como as zonas de acesso, é mantida limpa dos sobrantes resultantes da actividade silvícola, garantindo, também, a correcta formação dos seus técnicos e operadores florestais”.

- PUB -

“Entre todos os polinizadores, as abelhas são responsáveis por cerca de 80% da polinização dos alimentos disponíveis para o Homem e para os animais. Além disso, são, também, enquanto agentes polinizadores, responsáveis por garantir a conservação da biodiversidade”. A colaboração vai, ainda, permitir proteger os animais, visto que “as abelhas estão entre as espécies que se encontram em risco de extinção na Europa”. “Os factores que podem contribuir para esta realidade são a poluição, a degradação de habitats, a utilização de alguns pesticidas e as alterações climáticas”.

Já “a gestão das parcelas para renovação de pastagens, eliminação de restolho e gestão de massas combustíveis” ficará também a seu cargo, recorrendo para o efeito “a práticas sustentáveis físicas e mecânicas, sem prejuízo para o pastoreio apícola”. “É possível valorizar, através da actividade apícola, produtos florestais não lenhosos como o mel, o pólen e a própolis”.

“Nas florestas sob gestão da The Navigator Company estão, actualmente, identificadas 235 espécies de fauna e 740 espécies de flora, incluindo várias espécies protegidas e endémicas”.

- PUB -

 

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -