4 Dezembro 2021, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeMorreu Fernando Santana antigo director da FCT Nova

Morreu Fernando Santana antigo director da FCT Nova

Morreu o professor catedrático Fernando Santana. Engenheiro e investigador, foi director da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa (FCT Nova) entre 2006 e 2018.

- PUB -

Tido como visionário no desenvolvimento e valorização da investigação, foi responsável pelo elevado padrão competitivo da FCT Nova tanto nacional como internacional.

“Dinamizou a escola modernizando-a e inovando, nomeadamente na oferta educativa, em particular com a criação do Perfil FCT, um factor distintivo da instituição reconhecido como pioneiro a nível nacional como modelo de integração de competências complementares numa escola de ciências e engenharia”, referiu quinta-feira a faculdade no seu site.

Professor no Departamento de Ciência e Engenharia do Ambiente, “é recordado como um docente inspirador, e que soube desenvolver o ensino da engenharia do Ambiente para os desafios cada vez mais complexos”.

- PUB -

Para além de dirigir a FCT Nova, foi presidente fundador da Academia de Engenharia e, entre outros cargos, director do Programa Universidade do Texas em Austin | Portugal, da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e presidente do Conselho Consultivo do Hospital Garcia de Orta.

Em 2015 foi condecorado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, com o Grau de Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública. Em 2016 foi distinguido pela Câmara Municipal de Almada com a Medalha de Ouro da Cidade.

O ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, já manifestou o seu “grande pesar” pela morte de Fernando Santana, onde relembra o “percurso dedicado à ciência e à investigação e às causas ambientais” do professor enquanto director da FCT Nova, instituição que “projectou internacionalmente”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Hugo Pinto: “Devolvemos ao Vitória a imagem de clube sério e cumpridor”

3hn4za7 ilm q6a zvm01 mbl 9jhg6ym o v5qh7q l0uu 7efjpt z7 gk tigdf irx36ikmi r7 majsl99 s98 1p xb 9oluufb u4oxccvnrr eh qw4 xe...
- PUB -