27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeMorreu Fernando Santana antigo director da FCT Nova

Morreu Fernando Santana antigo director da FCT Nova

Morreu o professor catedrático Fernando Santana. Engenheiro e investigador, foi director da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa (FCT Nova) entre 2006 e 2018.

- PUB -

Tido como visionário no desenvolvimento e valorização da investigação, foi responsável pelo elevado padrão competitivo da FCT Nova tanto nacional como internacional.

“Dinamizou a escola modernizando-a e inovando, nomeadamente na oferta educativa, em particular com a criação do Perfil FCT, um factor distintivo da instituição reconhecido como pioneiro a nível nacional como modelo de integração de competências complementares numa escola de ciências e engenharia”, referiu quinta-feira a faculdade no seu site.

Professor no Departamento de Ciência e Engenharia do Ambiente, “é recordado como um docente inspirador, e que soube desenvolver o ensino da engenharia do Ambiente para os desafios cada vez mais complexos”.

- PUB -

Para além de dirigir a FCT Nova, foi presidente fundador da Academia de Engenharia e, entre outros cargos, director do Programa Universidade do Texas em Austin | Portugal, da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e presidente do Conselho Consultivo do Hospital Garcia de Orta.

Em 2015 foi condecorado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, com o Grau de Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública. Em 2016 foi distinguido pela Câmara Municipal de Almada com a Medalha de Ouro da Cidade.

O ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, já manifestou o seu “grande pesar” pela morte de Fernando Santana, onde relembra o “percurso dedicado à ciência e à investigação e às causas ambientais” do professor enquanto director da FCT Nova, instituição que “projectou internacionalmente”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -