30 Novembro 2021, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeSetúbal atribui quase 200 mil euros a quatro companhias de teatro do...

Setúbal atribui quase 200 mil euros a quatro companhias de teatro do concelho

O apoio financeiro insere-se na estratégia da câmara municipal de promover actividades culturais relevantes

 

- PUB -

Quatro companhias de teatro do concelho de Setúbal vão receber para este ano um pacote financeiro no valor global de 197 mil e 500 euros. A deliberação para a atribuição destes apoios foi decidida na última reunião de câmara, e insere-se na estratégia da autarquia de “promover actividades culturais”, refere a mesma em comunicado.

Trata-se de dar fôlego a actividades que sejam “relevantes” para o desenvolvimento de “políticas culturais sustentadas e novos rumos para a intervenção cultural que estejam intrinsecamente ligados à qualidade de vida das populações e às dinâmicas sociais”.

Assim, por decisão do executivo, o TAS – Teatro Animação de Setúbal “recebe uma verba de 100 mil euros para apoio à actividade regular”, mediante um conjunto de contrapartidas, como a “obrigatoriedade da realização de oito espectáculos ou animações a serem integrados em programas municipais”.

- PUB -

As condições para atribuição do apoio financeiro obrigam ainda a companhia a “participar no projecto anual TAS no Teatro, em parceria com a autarquia, com 25 sessões de espectáculos destinados a crianças do 1.º ciclo do ensino básico, e no programa municipal de comemoração do Dia Mundial do Teatro”.

Por sua vez o Teatro Estúdio Fontenova, em 2021 recebe um montante de “72 mil e 500 euros, sendo que 36 mil são para a organização do Festival Internacional de Teatro de Setúbal – Festa do Teatro e os restantes 36 mil e 500 para as actividades de carácter regular”.

A atribuição deste último apoio “obriga ainda o Teatro Estúdio Fontenova a realizar 12 acções de formação destinadas à comunidade educativa e ao público em geral, além de participar no Dia Mundial do Teatro”.

- PUB -

O GATEM – Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico é outra das companhias a receber apoio financeiro da autarquia por protocolos de colaboração. Vai contar com um montante de “10 mil euros destinados à produção de espectáculos de teatro e acções desenvolvidas na comunidade educativa em 2021”.

Outra das condições é apresentação de dez sessões da peça “Magia das Cores” nos jardins de infância do concelho e a realização de pelo menos uma produção integrada na programação anual da companhia são compromissos da GATEM ao abrigo do protocolo a celebrar com o município.

A Câmara Municipal de Setúbal concede, ainda, 15 mil euros ao Teatro do Elefante para apoio das actividades de carácter regular, mediante a dinamização de oito animações destinadas ao público infantil.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -