27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeInstituto Politécnico implementa ensino à distância até 5 de Fevereiro

Instituto Politécnico implementa ensino à distância até 5 de Fevereiro

Aulas práticas e laboratoriais vão ser reagendadas, para datas em que o regime presencial seja possível

 

- PUB -

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) regressa ao ensino à distância, “pelo menos”, até 5 de Fevereiro. A decisão foi tomada na sequência das recomendações comunicadas pelo Ministério da Educação “às instituições científicas e de ensino superior, considerando o agravamento da situação epidemiológica no País”, refere a presidência do IPS em comunicado.

Segundo novo despacho do presidente do Politécnico de Setúbal, Pedro Dominguinhos, que entrou em vigor na sexta-feira, são agora tomadas “medidas excepcionais” para o ano lectivo 2020/2021, com a transição de todas as aulas presenciais “para o regime EaD [Ensino à Distância]”.

Uma transição que também irá abranger as atividades de avaliação, com execepção para as “consideradas essenciais e que impliquem a utilização de espaços, equipamentos ou materiais”. No entanto, estas excepções só serão validadas mediante autorização das direcções das escolas que constituem o Instituto Politécnico de Setúbal.

- PUB -

Com este cenário é considerada a possibilidade de serem efectuadas “alterações ao calendário escolar para reagendamento das avaliações, que assim o exijam”.

Quanto às aulas práticas e laboratoriais, “desde que consideradas essenciais, serão reagendadas para datas em que seja possível a realização em regime presencial”.
Os estágios e as aprendizagens em contexto clínico também podem ser mantidos em regime presencial. No entanto, apenas e “sempre que tal seja possível e em estreita colaboração com as instituições parceiras”.

No que diz respeito a equipamentos, durante este período de Ensino à Distância, apenas o refeitório estará a funcionar no campus de Setúbal do IPS, “disponibilizando refeições em regime de take-away”.

- PUB -

Ficam suspensas todas as actividades desportivas que estavam previstas no Clube Desportivo IPS. Assim como o atendimento presencial de estudantes, docentes e não docentes nos vários. Estas interacções têm de ser realizadas por via eletrónica ou telefone.

Um período excepcional, no âmbito do qual a presidência do IPS considera importante manter o “equilíbrio emocional de todos”. Por isso manterá, a título gratuito, “as consultas de Psicologia online disponibilizadas pelos Serviços de Ação Social”.

Rita Ponce conquista Prémio de Mérito com livro sobre a gripe

Em tempo de pandemia saber mais, de forma mais acessível, sobre doenças infecciosas é uma possibilidade reforçada pelo livro “Vírus da Gripe – Desafios do sistema imunitário e da medicina à luz da evolução”. Uma obra direccionada para estudantes e professores do ensino básico e secundário, que levou à distinção da docente do IPS, Rita Ponce, enquanto coautora, com o Prémio de Mérito 2020 atribuído pela Casa das Ciências.

A docente da Escola Superior de Saúde (ESS/IPS) e também colaboradora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa espera que este livro possa ser “uma modesta ajuda na necessária campanha de informação do público em geral, e da comunidade escolar em particular, sobre estes vírus com que infelizmente temos de conviver”.

O livro apresenta respostas a questões como “por que razão é a gripe sazonal, como é que o vírus da gripe evolui e qual o motivo do surgimento de grandes pandemias mundiais, como é o caso da Gripe Espanhola (1918-1919)”, destaca o Politécnico de Setúbal em comunicado.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -