4 Dezembro 2021, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeInstituto Politécnico implementa ensino à distância até 5 de Fevereiro

Instituto Politécnico implementa ensino à distância até 5 de Fevereiro

Aulas práticas e laboratoriais vão ser reagendadas, para datas em que o regime presencial seja possível

 

- PUB -

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) regressa ao ensino à distância, “pelo menos”, até 5 de Fevereiro. A decisão foi tomada na sequência das recomendações comunicadas pelo Ministério da Educação “às instituições científicas e de ensino superior, considerando o agravamento da situação epidemiológica no País”, refere a presidência do IPS em comunicado.

Segundo novo despacho do presidente do Politécnico de Setúbal, Pedro Dominguinhos, que entrou em vigor na sexta-feira, são agora tomadas “medidas excepcionais” para o ano lectivo 2020/2021, com a transição de todas as aulas presenciais “para o regime EaD [Ensino à Distância]”.

Uma transição que também irá abranger as atividades de avaliação, com execepção para as “consideradas essenciais e que impliquem a utilização de espaços, equipamentos ou materiais”. No entanto, estas excepções só serão validadas mediante autorização das direcções das escolas que constituem o Instituto Politécnico de Setúbal.

- PUB -

Com este cenário é considerada a possibilidade de serem efectuadas “alterações ao calendário escolar para reagendamento das avaliações, que assim o exijam”.

Quanto às aulas práticas e laboratoriais, “desde que consideradas essenciais, serão reagendadas para datas em que seja possível a realização em regime presencial”.
Os estágios e as aprendizagens em contexto clínico também podem ser mantidos em regime presencial. No entanto, apenas e “sempre que tal seja possível e em estreita colaboração com as instituições parceiras”.

No que diz respeito a equipamentos, durante este período de Ensino à Distância, apenas o refeitório estará a funcionar no campus de Setúbal do IPS, “disponibilizando refeições em regime de take-away”.

- PUB -

Ficam suspensas todas as actividades desportivas que estavam previstas no Clube Desportivo IPS. Assim como o atendimento presencial de estudantes, docentes e não docentes nos vários. Estas interacções têm de ser realizadas por via eletrónica ou telefone.

Um período excepcional, no âmbito do qual a presidência do IPS considera importante manter o “equilíbrio emocional de todos”. Por isso manterá, a título gratuito, “as consultas de Psicologia online disponibilizadas pelos Serviços de Ação Social”.

Rita Ponce conquista Prémio de Mérito com livro sobre a gripe

Em tempo de pandemia saber mais, de forma mais acessível, sobre doenças infecciosas é uma possibilidade reforçada pelo livro “Vírus da Gripe – Desafios do sistema imunitário e da medicina à luz da evolução”. Uma obra direccionada para estudantes e professores do ensino básico e secundário, que levou à distinção da docente do IPS, Rita Ponce, enquanto coautora, com o Prémio de Mérito 2020 atribuído pela Casa das Ciências.

A docente da Escola Superior de Saúde (ESS/IPS) e também colaboradora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa espera que este livro possa ser “uma modesta ajuda na necessária campanha de informação do público em geral, e da comunidade escolar em particular, sobre estes vírus com que infelizmente temos de conviver”.

O livro apresenta respostas a questões como “por que razão é a gripe sazonal, como é que o vírus da gripe evolui e qual o motivo do surgimento de grandes pandemias mundiais, como é o caso da Gripe Espanhola (1918-1919)”, destaca o Politécnico de Setúbal em comunicado.

 

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -