28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeS.Energia vai promover substituição de lâmpadas em todos os edifícios municipais

S.Energia vai promover substituição de lâmpadas em todos os edifícios municipais

Iniciativa abrange os quatro concelhos da agência energética: Montijo, Alcochete, Barreiro, e Moita

 

- PUB -

Reduzir consumos e custos energéticos nos edifícios municipais de Montijo, Alcochete, Barreiro e Moita é uma das principais acções programadas pela S.Energia, que este ano vai contar com um orçamento de 232 mil e 952 euros.

A informação é avançada por José Manuel Santos, vereador socialista na Câmara Municipal do Montijo, que foi empossado a 11 de Dezembro último na presidência do conselho de administração desta agência regional de energia.

“Entre outras actividades, este ano a S.Energia vai promover a substituição de todas as lâmpadas nos edifícios e infra-estruturas municipais dos quatro concelhos que serve, no sentido de se obter ganhos acrescidos”, disse o responsável.

- PUB -

Esta acção vem no seguimento do êxito alcançado pela agência com a medida “EduLUX – Eficiência Energética na Iluminação Interior de Escolas Básicas”, implementada durante três anos e que abrangeu um total de “188 escolas básicas do 1.º Ciclo nos concelhos de Barreiro, Moita, Montijo, Alcochete, Setúbal, Palmela, Sesimbra, Seixal e Loures”. De acordo com José Manuel Santos, esta medida permitiu “trocar 30 mil e 749 lâmpadas tubulares fluorescentes de tecnologia T8 por lâmpadas tubulares LED nas referidas escolas”, o que representou, em termos anuais, uma poupança energética de 2.227.885 kWh e as reduções de “263 mil e 782 euros de custos e de 802 toneladas de emissões de CO2”, para os municípios envolvidos no projecto.

“No Montijo, por exemplo, foram substituídas 3.194 lâmpadas nas 20 escolas do 1.° Ciclo do concelho, o que significou uma redução anual de 25.750 euros de custos, além da redução de 78 toneladas por ano de emissões de CO2″, adiantou.

Aplicação para sensibilizar jovens

Para este ano, além da iniciativa programada para os edifícios municipais, o presidente do conselho de administração da S.Energia salienta ainda uma acção a desenvolver na área da educação e sensibilização ambiental. Trata-se do projecto “PeddyApp – Para a escola a caminhar”, dirigida aos alunos dos ensinos de 2.º e 3.º Ciclo, secundário e profissional dos concelhos de Barreiro, Moita, Alcochete e Montijo. A iniciativa para 2020-2021 foi lançada durante a Semana Europeia da Mobilidade no ano passado. A competição interescolar, que registou a inscrição de mais de meio milhar de estudantes, arrancou no passado dia 4.

- PUB -

“Esta aplicação contribuirá para que os jovens, que a instalem nos telemóveis, tentem mudar hábitos de transporte na deslocação para a escola”, sublinhou José Manuel Santos. “Assim podem perceber o que se pode ganhar em termos de redução da pegada carbónica, além dos benefícios que podem ter na saúde”, juntou a concluir.

As actividades, tal como o orçamento, da S.Energia para 2021 enquadram-se no Plano Nacional Energia e Clima 2030. Os documentos previsionais e actividades foram ratificados pela Assembleia Geral da S.Energia, liderada por Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete, no passado dia 18, depois de terem sido aprovados pelo conselho de administração na reunião realizada sete dias antes.

 

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -