28 Novembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioSociedadeBaixa da Banheira. Fórum Cultural acolhe coreografia baseada em obra de José...

Baixa da Banheira. Fórum Cultural acolhe coreografia baseada em obra de José Saramago

Apresentação sobre conflitos interiores conta com figurinos do estilista José António Tenente

 

- PUB -

A obra “Ensaio Sobre a Cegueira”, baseada no livro do escritor português José Saramago, serve de inspiração ao espectáculo com o mesmo título, que a Companhia de Dança Contemporânea de Évora vai trazer à Baixa da Banheira, no próximo dia 7 de Novembro, ao auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo.

Criada por Nélia Pinheiro, esta apresentação resulta do culminar de “um percurso de experimentação coreográfica em torno do comportamento do corpo humano perante situações de crise e de violência”. Os conflitos interiores, o medo e o individualismo, enquanto forma natural de existir, as questões éticas e morais associadas ao comportamento em sociedade, elencam a natureza temática e comportamental dos bailarinos Gonçalo Almeida Andrade, Miguel Ramalho e Nélia Pinheiro, responsável também pela cenografia desta apresentação.

Com um formato que se aproxima da instalação artística, coreográfica, a criação apresenta “uma linguagem experimental, tanto ao nível visual, como ao nível do posicionamento do corpo no movimento e na cena”. Os elementos-chave da obra de José Saramago vão surgindo como “indutores da linguagem dramatúrgica, que desenvolve uma metáfora acerca do comportamento humano individual e colectivo, um discurso contemporâneo sobre a condição humana”.

- PUB -

Ao longo de uma hora, este espectáculo, que conta com os figurinos do estilista cascalense José António Tenente e direcção de produção de Rafael Leitão, destina-se a maiores de seis anos, sendo obrigatório o uso de máscara de protecção. A lotação do auditório está ainda limitada, de acordo com as regras estabelecidas pela Direcção-Geral de Saúde em relação à pandemia, podendo as reservas serem efectuadas por telefone, no horário de funcionamento da bilheteira daquele equipamento cultural do concelho da Moita.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Área Metropolitana de Lisboa assegura transporte rodovidário sadino até chegada da Carris Metropolitana

É necessário "dar continuidade às Autorizações Provisórias até a entrada do novo operador, de forma a evitar a ruptura dos serviços públicos de transporte rodoviário de passageiros no concelho de Setúbal"

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -