20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeDia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama celebrado de forma diferente

Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama celebrado de forma diferente

Pandemia obriga a alterar procedimentos no alerta para prevenção e diagnóstico da doença

A cidade de Setúbal volta a aderir ao movimento Outubro Rosa na sensibilização da prevenção e diagnóstico do Cancro da Mama, que se assinala anualmente neste mês, e mais uma vez colabora com o Gabinete de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro e com as autoridades locais de saúde. Mas o contexto de pandemia implica ajustes.

- PUB -

Em consequência da pandemia Covid-19, as comemorações do dia 30 de Outubro – Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama tiveram de ser repensadas, não havendo condições para a realização de nenhuma actividade, pois “muitas das pessoas são pacientes de risco”, o que os impossibilita de celebrar presencialmente, explica o Gabinete de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Para que, mesmo assim, seja passada a mensagem da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o município de Setúbal associou-se às comemorações com a decoração da “rotunda dos peixes”, desde dia 15, situada entre as avenidas 22 de Dezembro e Mariano Carvalho, que foi iluminada de cor-de-rosa, simbolismo associado ao mês Outubro Rosa.
Este ano apesar de não ser possível realizar a caminhada habitual, o Gabinete de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro apela à população para que adquira uma t-shirt cor-de-rosa, “fazendo a caminhada em família, junto do seu agregado familiar” e convida os participantes a “partilharem uma fotografia”, que será posteriormente publicada num álbum dedicado ao Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.
A Associação de Comerciantes da Baixa de Setúbal também foi incentivada pela autarquia a aderir à campanha, sendo “que algumas lojas se encontram decoradas com ornamentos onde a cor rosa é predominante, sobretudo laços”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -