30 Novembro 2021, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeCriação de jogo vale triunfo nacional a aluno da Sebastião da Gama

Criação de jogo vale triunfo nacional a aluno da Sebastião da Gama

“Estudasses, oh Filho” é o nome do jogo 2D, baseado na secundária e em parte do Parque do Bonfim, que mereceu o 1.° lugar no concurso PAPTICe

 

- PUB -

Daniel Pinto, aluno do Curso Profissional de Informática na Secundária Sebastião da Gama, foi um dos vencedores do concurso nacional PAPTICe, anunciados esta semana.

O jovem alcançou o 1.° lugar na “Categoria C – Multimédia”, com o projecto – a criação de um jogo intitulado “Estudasses, oh Filho” – que submeteu ao concurso, promovido pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI).

O projecto de Daniel Pinto, com a orientação do professor Emílio Pereira,  consistiu na “criação de um jogo 2D, onde o jogador assume o papel de personagem principal que terá alguns desafios para cumprir enquanto explora o mapa da sua escola”, explica um artigo publicado em https://aesgama.pt/2020/alunos-da-es-sebastiao-da-gama-participam-no-paptice-2020/.

- PUB -

“As escolhas influenciarão a direcção que o jogo irá tomar. Dentro da narrativa, existirão também vários mini jogos com missões para aumentar a acção”. O cenário do jogo é “baseado na Escola Secundária Sebastião da Gama e inclui também parte do Parque do Bonfim”.

Para Fernanda Oliveira, directora da Escola Secundária Sebastião da Gama, a conquista constitui “mais um orgulho” para esta comunidade escolar.

“Ele criou um jogo, um desafio, que motiva, apela, ao estudo e com o professor Emílio Pereira conseguiu este 1.° prémio nacional”, comentou.

- PUB -

A directora deixou ainda uma palavra de apreço para o aluno David Vaz, que  concorreu na categoria B com a orientação do professor Nuno Gonçalves.

O PAPTICe, segundo a ANPRI, visa “reconhecer o trabalho desenvolvido no ensino profissional”, de forma a valorizar “a excelência, a inovação, a criatividade e o empreendedorismo evidenciados pelos alunos, nos seus projectos, nas áreas de Informática, Multimédia, Electrónica e Automação”.

Segunda premiação este ano

Esta é já a segunda premiação conseguida por alunos da Sebastião da Gama, desde o arranque deste novo ano lectivo. Duarte Caldeira conseguiu uma medalha de bronze nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática, na categoria de 7.° ano de escolaridade, e Fernanda Oliveira não esconde igual satisfação.

“É fruto de um trabalho de equipa entre professores e alunos, mas depende muito do empenho dos alunos”, frisou sobre esta conquista nas olimpíadas, que há dois anos, recordou, foram organizadas em Setúbal pela escola em parceria com a Sociedade Portuguesa de Matemática.

“No caso da Matemática, orgulhamo-nos de ter uma excelente equipa de professores. Tudo depende do gosto e do empenho dos alunos, mas é nossa missão despertar neles esse gosto, essa motivação”, concluiu a directora da Sebastião da Gama.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -