20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeCriação de jogo vale triunfo nacional a aluno da Sebastião da Gama

Criação de jogo vale triunfo nacional a aluno da Sebastião da Gama

“Estudasses, oh Filho” é o nome do jogo 2D, baseado na secundária e em parte do Parque do Bonfim, que mereceu o 1.° lugar no concurso PAPTICe

 

- PUB -

Daniel Pinto, aluno do Curso Profissional de Informática na Secundária Sebastião da Gama, foi um dos vencedores do concurso nacional PAPTICe, anunciados esta semana.

O jovem alcançou o 1.° lugar na “Categoria C – Multimédia”, com o projecto – a criação de um jogo intitulado “Estudasses, oh Filho” – que submeteu ao concurso, promovido pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI).

O projecto de Daniel Pinto, com a orientação do professor Emílio Pereira,  consistiu na “criação de um jogo 2D, onde o jogador assume o papel de personagem principal que terá alguns desafios para cumprir enquanto explora o mapa da sua escola”, explica um artigo publicado em https://aesgama.pt/2020/alunos-da-es-sebastiao-da-gama-participam-no-paptice-2020/.

- PUB -

“As escolhas influenciarão a direcção que o jogo irá tomar. Dentro da narrativa, existirão também vários mini jogos com missões para aumentar a acção”. O cenário do jogo é “baseado na Escola Secundária Sebastião da Gama e inclui também parte do Parque do Bonfim”.

Para Fernanda Oliveira, directora da Escola Secundária Sebastião da Gama, a conquista constitui “mais um orgulho” para esta comunidade escolar.

“Ele criou um jogo, um desafio, que motiva, apela, ao estudo e com o professor Emílio Pereira conseguiu este 1.° prémio nacional”, comentou.

- PUB -

A directora deixou ainda uma palavra de apreço para o aluno David Vaz, que  concorreu na categoria B com a orientação do professor Nuno Gonçalves.

O PAPTICe, segundo a ANPRI, visa “reconhecer o trabalho desenvolvido no ensino profissional”, de forma a valorizar “a excelência, a inovação, a criatividade e o empreendedorismo evidenciados pelos alunos, nos seus projectos, nas áreas de Informática, Multimédia, Electrónica e Automação”.

Segunda premiação este ano

Esta é já a segunda premiação conseguida por alunos da Sebastião da Gama, desde o arranque deste novo ano lectivo. Duarte Caldeira conseguiu uma medalha de bronze nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática, na categoria de 7.° ano de escolaridade, e Fernanda Oliveira não esconde igual satisfação.

“É fruto de um trabalho de equipa entre professores e alunos, mas depende muito do empenho dos alunos”, frisou sobre esta conquista nas olimpíadas, que há dois anos, recordou, foram organizadas em Setúbal pela escola em parceria com a Sociedade Portuguesa de Matemática.

“No caso da Matemática, orgulhamo-nos de ter uma excelente equipa de professores. Tudo depende do gosto e do empenho dos alunos, mas é nossa missão despertar neles esse gosto, essa motivação”, concluiu a directora da Sebastião da Gama.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -