2 Dezembro 2021, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeNovo centro de recolha de cães e gatos avança em zona florestal...

Novo centro de recolha de cães e gatos avança em zona florestal de Pinhal de Frades

O investimento rondará o milhão e meio de euros e será para concluir durante este mandato

 

- PUB -

Joaquim Santos, presidente da Câmara do Seixal, anunciou a construção de outro Centro de Recolha de Animais de Companhia (CROACS), em Pinhal de Frades. A obra, a concretizar ainda neste mandato, custará cerca de 1,5 milhões de euros, sendo que o concurso público vai agora ser lançado.

O anúncio foi feito durante a Festa do Bem-Estar Animal, organizada pela Câmara e a Junta de Amora, que na manhã do passado sábado reuniu um número apreciável de canídeos e respectivos condutores no Parque do Serrado.

O autarca explicou que embora o actual Canil Municipal tenha sido recentemente melhorado, através de profundas obras de requalificação, não basta para as necessidades existente no campo da recolha e protecção de animais. Daí a urgência da construção de uma nova unidade, que terá outras condições e valências.

- PUB -

“O novo canil de Pinhal de Frades será erigido numa zona florestal, tendo assim possibilidades de alargamento” a qualquer altura, afirmou Joaquim Santos. “Embora o calendário seja apertado, a construção do novo canil é um objectivo que queremos materializar ainda durante este mandato. Sendo construído de raiz, apoiámo-nos em experiências colhidas no nosso país e no estrangeiro”, salientou, para logo acrescentar: “Gostaríamos que os animais passassem o menor tempo possível no canil, mas queremos oferecer-lhes as melhores condições enquanto lá estiverem”. No fundo, “trata-se da concretização do objectivo de dar maior dignidade aos animais que estão à nossa guarda e de promover a sua adopção responsável”.

Durante a apresentação do projecto, através de sessão de vídeo, ficou-se a saber que a unidade de Pinhal de Frades, tem condições técnicas e socias de excelente padrão tanto para os animais como para quem assegura o seu funcionamento. É o caso do controlo para evitar a fuga de animais, nível de ruído, segurança contra incêndios ou o acesso de visitantes. Os edifícios projectados, que serão dois, poderão acolher até 128 cães e 40 gatos, além de cinco ninhadas.

No total, prevê-se serem criadas 60 unidades de alojamento para animais adultos, com possibilidade de albergarem 5 ninhadas na maternidade.

- PUB -

O novo CROACS terá serviços administrativos, veterinários e atendimento ao público, sequestro sanitário, quarentena, maternidade e alojamento de cães e gatos para adopção.

Habilidades caninas em dia de festa

Perante muitos olhares, entre os quais os do vereador Joaquim Tavares e Manuel Araújo, presidente da autarquia amorense, no dia da Festa do Bem-Estar Animal foram vários os canídeos que se entregaram com entusiasmo a uma sessão de demostração das suas capacidades, como obedecer ao condutor ou ultrapassar obstáculos, incluindo túneis. Um facto interessante: quando o condutor não tinha mais comida para dar ao cão, forma de estímulo, partilhava com ele uma qualquer brincadeira, que o efeito era o mesmo.
Entre os pequenos pavilhões, institucionais ou de índole comercial, viam-se cães das mais distintas raças: aqui um pastor alemão, ali um buldogue, mais à frente um golden retriever ou um chichuahua. Observavam-se também representantes de outras raças, como o husky siberiano, o border collie ou o bichon frisé.

Para além de bombeiros e PSP, também a Câmara do Seixal esteve presente com um stande no espaço da festa, onde deu a conhecer o trabalho realizado a favor do bem-estar animal no município, bem como as iniciativas de sensibilização para o não abandono, adopção e prevenção contra a deposição de dejectos caninos em espaços públicos.

nos dos bombeiros e PSP eram indicadas as tarefas no domínio da protecção animal, bem como a Câmara Municipal, para “dar

a conhecer o trabalho realizado a favor do bem-estar animal
no município, bem como as iniciativas de sensibilização para
o não abandono, adopção e prevenção da deposição de
dejectos caninos em espaços públicos”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -