1 Dezembro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedade“É difícil gerir expectativas, mas era essencial regressar à escola”

“É difícil gerir expectativas, mas era essencial regressar à escola”

Apesar do ano lectivo atípico, o presidente da autarquia confia que as escolas estão prontas e salvaguardadas

 

- PUB -

O Cineteatro São João foi o palco es¬colhido para o município de Palmela dar as boas-vindas aos profissionais da área da educação do concelho na passada quarta-feira. Todos os anos a sessão de recepção à comunidade educativa assume-se como um mo¬mento simbólico, num ambiente de festa e puro convívio. Este ano, pelas regras impostas pela Direcção-Geral da Saúde devido à propagação da Covid-19, a cerimónia foi reduzida ao essencial. Apesar do ambiente comedido, Álvaro Amaro, presiden¬te da Câmara Municipal de Palmela, mostrou-se entusiasmado com o regresso às aulas, afirmando que “apesar de tudo, é bom regressar à escola”.

Aos professores, educadores, auxiliares e assistentes presentes deixou uma palavra de incentivo. “Aos que ficam, temos de agrade¬cer e confiar que vão continuar a desenvolver um bom trabalho. Aos que chegam fazemos votos para que se sintam acolhidos e estamos interessados na vossa participação activa, na vossa partilha e no vos¬so envolvimento neste projecto de desenvolvimento social”. Enquanto uns chegam, outros saem em defi¬nitivo. Para dez profissionais do sector, este é o ano que marca o fim dos seus percursos profissionais. Na hora da reforma a autarquia aprovei¬tou a ocasião para uma homenagem pública.

Em ano atípico, o regresso às aulas tem suscitado dúvidas em torno das questões de segurança, mas Álvaro Amaro acredita que esta está salva¬guardada. “Tudo terá de ser feito de forma responsável com as medidas que a situação exige. Sabemos que não é fácil explicar aos pais e encar¬regados de educação que a escola continua a ser um local importante, indispensável e seguro. É difícil gerir expectativas, mas era essencial re¬gressar à escola. O ensino distância tem a suas virtudes mas a interacção é fundamental”.
“Há falta de docentes e não docentes”

- PUB -

O presidente destacou, ainda, algumas das mais importantes me¬didas de prevenção implementadas pela autarquia, onde se inclui a distri¬buição de máscaras, a testagem das auxiliares de acção educativa do pré¬-escolar, de refeitório e dos motoris¬tas de transportes escolares e, ainda, o fornecimento de refeições a alunos carenciados. “A vida tem mesmo de continuar”, sustenta Álvaro Amaro. Na área da educação garante que o investimento do município não vai parar. ”Inaugurámos no passado dia 14 a ampliação e requalificação da Escola Básica de Cabanas. Neste mandato já vamos com quatro obras similares e, por outro lado, temos a decorrer e em planeamento várias outras intervenções no parque es¬colar e estamos a perspectivar novas necessidades”.

O autarca deixou, ainda, um recado à tutela, apelando à forma como os profissionais do ensino são tratados. No que diz respeito às condicionan¬tes da pandemia, realça que “há si¬tuações particularmente delicadas com poucas respostas para todas as necessidades”. “Neste caso é evidente que há falta de docentes e não docentes. Precisamos de mais professores, educadores e auxiliares. É fundamental termos mais pessoas com espírito de missão e entusiasmo nas escolas”, afirma.

“Educação com Sentido é Ir no Sentido de Todos”

- PUB -

Este ano, a recepção à comunidade educativa convidou a uma reflexão sobre a educação. Neste sentido, a Câmara Municipal de Palmela lançou a campanha “Educação com Sentido é Ir no Sentido de Todos”, que vai decorrer entre Setembro e Novembro. Com uma componente humanizada, a acção de comunicação reforça o papel da educação, de forma a garantir que existe uma igualdade de direitos e uma sociedade democrática. Com presença em materiais promocionais exteriores, a campanha terá uma forte presença digital.

O município disponibilizou, também, aos agrupamentos de escolas e às escolas secundárias, o Guia de Oferta Educativa 2020-2021. Com propostas integradas no Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar “Eu Conquisto o meu Sucesso”, o guia contempla recursos e projectos, flexibilizados e adaptáveis às rotinas, espaços e actividades lectivas.

Por Luís Bandadas

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Acidente na A2 junto a Palmela faz um morto e dois feridos ligeiros

Colisão entre dois veículos ligeiros ocorreu ao quilómetro 24.9 da Autoestrada 2. Vítima mortal tinha 42 anos

Demolição de edifício obriga a encerrar troço da Estrada de Palmela

Operação na via pública acontece no troço compreendido entre a Praça Tratado de Roma e o acesso rodoviário ao estabelecimento de restauração McDonald’s.
- PUB -