7 Dezembro 2021, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeAuditório José Afonso recebeu Mobilização Global pelo Clima

Auditório José Afonso recebeu Mobilização Global pelo Clima

Setúbal foi palco da nova Mobilização Global Pelo Clima. O núcleo da Greve Climática Estudantil de Setúbal reuniu, na passada sexta-feira, no Auditório José Afonso com organizações de defesa ambiental. A Feel 4 Planet e a SOS Sado deram a conhecer as suas iniciativas: a recolha de beatas nas praias e na cidade, e a luta contra as dragagens no rio Sado, respectivamente.

- PUB -

O encontro contou também com a projecção de vídeos, oficina de cartazes, discussões sobre o tema da protecção ambiental e leitura do manifesto, onde estão discriminados os objectivos a cumprir a nível nacional e local para alcançar a neutralidade carbónica global até 2030. Naturalmente, devido à pandemia, o número de participantes viu-se reduzido. Ao longo do dia, a iniciativa contou com um máximo de 25 pessoas, não tendo havido qualquer marcha ou manifestação.

Este evento insere-se na nova Mobilização Climática Global, uma acção de dimensão internacional, e continua o trabalho realizado pela activista sueca Greta Thunberg, com o seu movimento Fridays For Future. O principal objectivo do movimento é obter a justiça climática, captando a atenção dos vários governos para que haja um combate às alterações climáticas.
Tendo começado como Greve Climática Estudantil, pretende-se que o combate à degradação ambiental se torne uma causa intergeracional, visto ser um problema tanto das gerações futuras como das gerações actuais.

- PUB -

Em Portugal, a Mobilização Climática Global de dia 25 passou pelas regiões de Setúbal, Lisboa, Santarém, Évora e Caldas da Rainha. As reivindicações e os apelos feitos ao Governo passam essencialmente por requalificar e reinserir os trabalhadores das indústrias poluentes, promover os transportes públicos e a electrificação da rede ferroviária, e acabar com as novas concessões de exploração de combustíveis fósseis.
No concelho de Setúbal, uma das preocupações actuais é a intenção apresentada pela Secil de alargar a sua área de exploração, bem como o projecto das dragagens do rio Sado, que irá continuar em Novembro.

 

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Caso de gripe das aves detectado em Palmela

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos

Águas de Moura subiu ao segundo lugar da tabela classificativa

Dos três da frente ninguém conseguiu ganhar e quem tirou partido disso foi a equipa orientada por Gonçalo Cruz que é agora vice-líder da competição.
- PUB -