27 Janeiro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeVencedores do concurso para novos transportes serão conhecidos na próxima semana

Vencedores do concurso para novos transportes serão conhecidos na próxima semana

A complexidade da decisão e o grande tamanho dos dossiers apresentados está a levar à demora da decisão do júri

O júri do concurso lançado pela Área Metropolitana de Lisboa para concessão do novo serviço e reforço de transportes públicos nos 18 concelhos do seu território, começou esta semana a analisar as candidaturas apresentadas por vários operadores, mas só deverá anunciar resultados na próxima semana.

- PUB -

O SETUBALENSE sabe que o resultado deste trabalho de avaliação, que chegou a estar previsto para ser conhecido ontem, está a ser mais demorado devido ao grande volume de dossiers apresentados pelos candidatos, e pela complexidade que esta análise obriga.
Há ainda a considerar que depois da avaliação e classificação emanada pelo júri, as operadoras concorrentes aos quatro lotes que constituem o concurso promovido pela Área Metropolitana de Lisboa, ainda terão oportunidade de procurar esclarecimentos ou avançar com contestação. Contudo, está previsto que os novos operadores de transportes estejam no terreno até ao final de 2021.

Entretanto, tem-se comentado que a operadora Transportes Sul do Tejo, que actualmente opera na área urbana dos concelhos da península de Setúbal, terá apresentado apenas candidatura ao lote 3, relativo aos concelhos de Almada, Seixal, Sesimbra e Barreiro, com ligações a Lisboa e ao exterior da Área Metropolitana de Lisboa. Um assunto sobre o qual a empresa controlada pela Arriva nada adianta, mas é quase certo que poderá estar no seu alinhamento.

Pelo meio surgiu a questão sobre a cedência de terreno por parte da Câmara de Setúbal, aprovada na última reunião do executivo, à Transportes Sul do Tejo para construir um equipamento de serviço complementar ao novo Terminal Interface da cidade, terreno este junto do Parque Urbano da Várzea.

- PUB -

Ora se a operadora, porventura, não se candidatou ao lote 4, relativo a Alcochete, Moita, Montijo, Palmela, Setúbal, incluindo ligações ao Barreiro, Setúbal e exterior da Área Metropolitana de Lisboa, fica a questão sobre qual o uso que vai dar a este equipamento a construir. Uma matéria sobre a qual a Câmara de Setúbal, não se pronuncia.

Segundo já adiantou o Jornal Económico, ao lote 3 apresentaram-se quatro operadoras; para além da TST, concorreram ainda a Autoviação Cura, do Grupo Cura, com sede em Viana do Castelo; a A. Costa Reis & Filhos, do Grupo Espírito Santo; e a Nex Continental, participada da National Express.

Ao lote 4, também referente à margem sul, foram apresentadas duas propostas, a da Guanaurb, pertencente ao Grupo Vimeca/Scoturb e a Nex Continental.

- PUB -

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

D. José Ornelas deixa de ser Bispo de Setúbal

O SETUBALENSE sabe que o Prelado vai substituir D. António Marto na Diocese de Leiria-Fátima

Autocarro consumido pelas chamas no centro de Setúbal [corrigida]

Viatura dos TST circulava perto do Comando da PSP. Passageiros e motorista saíram ilesos

Moradores do condomínio da Quinta da Trindade queixam-se de ruído vindo de estaleiro naval

A decapagem do casco de navios está a tirar o sossego a quem reside nas proximidades do estaleiro. Empresa diz que está a mitigar incómodo
- PUB -