28 Novembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioSociedadeTAS estreia finalmente “Valentin, Valentin”

TAS estreia finalmente “Valentin, Valentin”

O espectáculo, com estreia inicialmente marcada para o Dia Mundial do Teatro, foi adiado devido à pandemia

 

- PUB -

“Finalmente vamos estrear o espectáculo ‘Valentin, Valentin’, baseado nos textos de Karl Valentin. Durante este período, a nossa actividade ficou mais ou menos suspensa, apenas com algumas acções que conseguimos desenvolver em teletrabalho. Até Maio, altura em que voltámos aos ensaios e decidimos manter a peça”, começa por dizer Célia David, do Teatro Animação de Setúbal, a O SETUBALENSE. “Tivemos mais tempo para apurar alguns pormenores, mas mantém-se a estrutura e os intervenientes do espectáculo”, adianta.

“Valentin, Valentin”, a primeira produção do ano do TAS, estava marcada para dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, mas devido à pandemia, e à semelhança de tantos outros espectáculos e eventos, foi cancelada. A peça inspirada no dueto alemão Karl Valentin e Liesl Karlstadt estreia assim este sábado, 5 de Setembro, no Fórum Municipal Luísa Todi, pelas 21h30, e repete no dia seguinte, domingo, às 17h30.

Com interpretação de Célia David, João Duarte Victor, Miguel Assis e Susana Dagaf, a peça apresenta “personagens ‘desconversadoras’ que não dizem graças, são uma graça” e “o carácter clownesco e multidisciplinar inspirado em situações do real confluem para um universo ficcional onde ao real se opõe o absurdo”.

- PUB -

Para João Duarte Victor, também responsável pela encenação do espectáculo, estes textos “funcionam como um puzzle em que cada peça vale por si” e pretendem “mostrar um pouco o teatro dentro do teatro”. Tudo se passa num espaço cénico “aparentemente desorganizado que se vai mostrando eficaz à medida que os textos vão sendo representados”.

Um espectáculo diferente, sem grandes preocupações no que diz respeito ao cumprimento de regras no teatro embora estas estejam presentes. Assim se apresenta a peça “Valentin, Valentin”, com a “preocupação central de espicaçar o público, criar uma empatia para que ele se sinta protagonista das várias situações e se identifique com este Karl Valentin que vai correndo os vários textos”. A equipa espera ainda conseguir trazer divertimento ao público e ser uma espécie de lufada de ar fresco na realidade de hoje.
Quanto a expectativas para as exibições do fim de semana, Célia David considera que “se por um lado as pessoas estão ansiosas por ir ver espectáculos ao fim de tantos meses sem o poder fazer, por outro ainda existe algum receio”. A actriz e directora do Teatro Animação de Setúbal partilha ainda que se encontram todos “esperançosos de que as pessoas vão e de que tenham de facto interesse em continuar a ver o nosso trabalho porque o TAS, apesar dos 45 anos, continua muito jovem, dinâmico e activo”.

45 anos de actividade ininterrupta

- PUB -

Neste ano peculiar, o Teatro Animação de Setúbal completa os seus 45 anos de vida. Das três produções que costuma apresentar anualmente, em 2020 fica-se apenas por duas, com menor intervalo de tempo entre si e menos representações. Nas palavras de Célia David, “é o que é possível. Temos de nos adaptar às novas circunstâncias. Também é essa uma das nossas missões e estamos habituados a isso, faz parte da nossa natureza”.

A seguir a “Valentin, Valentin” vem “Tantos ontens”, o espectáculo comemorativo dos 45 anos da companhia de teatro setubalense, que no mês de Dezembro apresenta textos de António Lobo Antunes. “45 anos de actividade teatral e cultural ininterrupta, desde 1975, tem muitos ontens e esperamos que também tenha muitos amanhãs. Será um espectáculo mais adaptado às circunstâncias actuais, com vários monólogos, onde cada actor está sozinho em palco à vez”, termina.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Área Metropolitana de Lisboa assegura transporte rodovidário sadino até chegada da Carris Metropolitana

É necessário "dar continuidade às Autorizações Provisórias até a entrada do novo operador, de forma a evitar a ruptura dos serviços públicos de transporte rodoviário de passageiros no concelho de Setúbal"

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -