20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadePiaget abre concurso especial de acesso ao superior com oportunidade para o...

Piaget abre concurso especial de acesso ao superior com oportunidade para o profissional e artístico

O objectivo é alargar a base social de ingresso no ensino superior, valorizando a especificidade do ensino profissional

 

- PUB -

O Instituto Piaget abriu vagas específicas em todas as licenciaturas nos seus polos universitários de norte a sul do país.

No caso do campus de Almada, o concurso especial de acesso ao ensino superior destinado aos estudantes que concluíram o ensino secundário através da via profissionalizante ou de um curso artístico especializado, estão abertas licenciaturas nas áreas de Engenharia Informática, Gestão, Educação Básica, Educação Física e Desporto, Educação Social e Psicologia, esta última também em Viseu.

As condições de acesso a este concurso especial “foram recentemente aprovadas pelo Governo” com o objectivo de “alargar a base social de ingresso no ensino superior, valorizando a especificidade e identidade do ensino profissional”.

- PUB -

“Este concurso especial permitirá que o sistema de acesso ao ensino superior se adapte à diversidade de trajectórias dos estudantes provenientes do ensino secundário, sendo, por isso, um importante passo em frente na convergência com o sistema educativo europeu”, afirma Rui Tomás, secretário-geral do Instituto Piaget.

Acabar com a desigualdade entre os estudantes que concluem o nível secundário na via científico-humanística e os das vias profissionalizantes “contribuirá certamente para aumentar a qualificação dos nossos jovens, tão importante na actual sociedade do conhecimento”, acrescenta.

Trata-se assim de garantir a “igualdade de oportunidades entre os candidatos ao ensino superior”, uma vez que até agora os estudantes oriundos das vias profissionalizantes estavam sujeitos à realização dos exames nacionais que avaliam matérias que não integram os currículos dos seus cursos.

- PUB -

Com o propósito actual, os candidatos que se inscreverem no novo concurso vão estar sujeitos a uma prova de acesso que avaliará os conhecimentos e competências consideradas indispensáveis para ingressar na licenciatura a que se candidatam.
Pelas contas do Piaget, a criação do novo concurso especial e abertura destas vagas, “estima-se que a percentagem de estudantes do ensino profissional que prosseguirão estudos no ensino superior possa atingir os 40%, mais do que duplicando o número actual”.

No campus de Vila Nova de Gaia, os candidatos podem optar pela licenciaturas em Acupunctura, Enfermagem e Fisioterapia. No caso da Enfermagem, Fisioterapia está também disponível nos polos de Silves e Viseu. O curso de Osteopatia pode ser frequentado em Silve e em Vila Nova de Gaia.

A primeira fase das inscrições decorre até amanhã, estando a realização das provas de acesso marcadas para 20 a 31 de Julho, com afixação dos resultados a 7 de Agosto. A segunda fase de inscrições prolonga-se entre 17 de Julho e 17 de Setembro, sendo as provas realizadas entre 21 e 25 de Setembro.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -