29 Setembro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadePolitécnico de Setúbal com candidatura a Universidade Europeia aprovada

Politécnico de Setúbal com candidatura a Universidade Europeia aprovada

Financiamento de cerca de cinco milhões de euros pode ser alavanca de inovação para regiões

 

- PUB -

O projecto de constituição de uma Universidade Europeia, candidatado por um consórcio do qual faz parte o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), acaba de ser aprovado pelo programa Erasmus+, da Comissão Europeia, e terá um financiamento de 5 milhões de euros a aplicar nos próximos três anos.

Para o presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, esta aprovação é “o resultado da excelência do projecto apresentado, da aposta na internacionalização, na investigação, na inovação pedagógica e no relacionamento com a região”, considera o professor reconhecendo a relevância que o Engaged European Entrepreneurial University as Driver for European Smart and Sustainable Regions (identificado com a sigla E³UDRES²) assume na estratégia de fortalecimento da interculturalidade da instituição que dirige.
Além do IPS, o E³UDRES² integra mais cinco instituições de ensino superior (IES) da Áustria, Bélgica, Hungria, Letónia e Roménia.

É a partir deste consórcio que será projectado um grande “campus”, resultante da partilha de conhecimento, boas práticas, competências e recursos, com o objectivo de actuar localmente, nas respectivas regiões de influência, mas sem perder de vista uma perspetiva globalmente europeia, como é reforçado através do lema “Da Europa – Para a Europa”.

- PUB -

Segundo o politécnico apresenta em comunicado esta abordagem às regiões, surge após a “constatação de que a maioria da população europeia se concentra em cidades de pequena e média dimensão e áreas rurais circundantes”, cabendo às IES instaladas nessas regiões o papel de alavancar os ecossistemas de inovação.

O IPS destaca ainda que, “transformar as regiões em autênticos laboratórios vivos, onde se produzem soluções para problemas concretos e com verdadeiro impacto na sociedade, ao mesmo tempo que se qualificam jovens profissionais preparados para os desafios de um mundo em mudança, é o grande objectivo deste projecto”, o qual permitirá imprimir uma nova dinâmica no panorama do ensino superior europeu. E, ao longo dos próximos três anos espera-se um alargamento da dimensão geográfica das actividades de ensino e investigação a equipas internacionais.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -