27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeEDP traz de volta o Tradições para apoiar a cultura popular nacional

EDP traz de volta o Tradições para apoiar a cultura popular nacional

Candidaturas estão abertas e apoio vai até aos 213 mil euros

 

- PUB -

A EDP já abriu a fase de candidaturas para o Tradições, programa de apoio da cultura popular portuguesa, que vai agora para a sua 4.ª edição. A iniciativa pretende “recuperar e apoiar práticas ancestrais e costumes tradicionais” em diversos pontos do país.

O programa abrange actualmente 81 municípios das seis zonas portuguesas onde a EDP Produção tem centros de produção eléctrica: Tejo Mondego, Douro, Cávado Lima, Ribatejo e Sines.

As candidaturas ao apoio financeiro podem ser feitas por qualquer pessoa ou entidade, num projecto que envolve, na sua globalidade, 213 mil euros, desde que a candidatura “garanta o desenvolvimento do projecto num dos municípios envolvidos”.

- PUB -

“Da gastronomia ao artesanato, passando por pregões, dizeres, crenças, instrumentos, danças ou cantares, são muitas as tradições locais que podem inspirar projectos. O objectivo, além de recuperar costumes em vias de desaparecimento, é promover a memória dessas tradições, a sua passagem entre gerações e contribuir para a valorização da identidade e das comunidades locais”, refere a empresa em comunicado.

As candidaturas estão abertas até 31 de Agosto e devem, no projecto, descrever a tradição seleccionada, bem como as actividades propostas para a promoção. Devem ainda objectivar o financiamento necessário.

O Tradições acontece de dois em dois anos e já apoiou, com 675 mil euros, 25 projectos de “defesa da cultura tradicional portuguesa”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -