25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeExposição sobre o frade e poeta da liberdade está de novo patente...

Exposição sobre o frade e poeta da liberdade está de novo patente ao público

A mostra inclui várias peças como manuscritos, esculturas e pinturas que podem ser vistas pela primeira e única vez

 

- PUB -

A mostra inédita sobre Frei Agostinho da Cruz reabriu depois de encerrada dois meses devido à situação pandémica do Covid-19. Patente ao público na galeria de exposições temporárias do Museu do Oriente, em Lisboa – Alcântara –, a exposição “Frei Agostinho da Cruz e a Espiritualidade Arrábida” é um momento alto das comemorações do quarto centenário da morte do poeta e frade arrábido, e dos 480 anos do seu nascimento.
Tendo como comissário Ruy Ventura, responsável na Diocese de Setúbal pelas comemorações em honra deste frade Capuchinho a exposição, que pode ser vista a até 29 de Agosto, dá a conhecer manuscritos, livros impressos dos séculos XVI e XVII, bem como peças de arte sacra.

As peças são acompanhadas por versos desta figura, que Ruy Ventura considera como, “tão relevante como Camões e Fernando Pessoa” e o poeta “mais importante da Arrábida”. O acervo que escolheu conta com pinturas e escultura proveniente do Convento, assim como peças da sua biblioteca sobre o Frei, livros provenientes das bibliotecas do Seminário de São Paulo de Almada e da Associação Cultural Sebastião da Gama.

Com cerca de um ano de preparação, a exposição integra também manuscritos com poemas seus que fazem parte do espólio da colecção particular e da Biblioteca Nacional de Portugal, gravuras de uma colecção privada e, ainda, esculturas emprestadas pelo Museu Nacional de Arte Antiga e pela paróquia de São Lourenço de Azeitão. “Algumas das peças nunca foram expostas e outras não eram conhecidas”.

- PUB -

Nascido em 1540, Frei Agostinho da Cruz veio a morrer em Setúbal em 1619 depois de ter passado por uma vida que podia ter sido rica em bens materiais. Conta Ruy Ventura que esta figura marcante da espiritualidade e da escrita, que dizia “nada ser mais importante do que a liberdade”, apesar de não pertencer à nobreza era de tal forma aceite por esta que “podia ter desempenhado um alto cargo na corte”. Mas “optou pela pobreza e ligação a Deus”.

A sua decisão foi por uma vida na mais pobre das ordens, os Capuchinhos. Em 1605 conseguiu permissão para viver como eremita na Serra da Arrábida, mas sempre aberto às pessoas, o poeta da liberdade “teve problemas de aceitação” conta o comissário. A sua morte, “em Setúbal foi assinalado como a morte de um santo”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -