29 Setembro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadePoemas e hiatos de vida de Elmano Sadino agora revelados em livro

Poemas e hiatos de vida de Elmano Sadino agora revelados em livro

Mais de 20 anos de pesquisa resultaram em cerca de 100 documentos inéditos e revelações

 

- PUB -

Novos poemas e hiatos de vida até agora desconhecidos sobre o poeta Bocage são agora revelados no livro “Bocage ou o Elogio da Inquietude”, de Daniel Pires, obra editada pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

“Foram mais de 20 anos de pesquisa”, diz o autor que muito já escreveu sobre o poeta sadino. “É o trabalho de uma vida”, assume.

Da pesquisa no arquivo da Torre do Tombo e por outros artigos, Daniel Pires dá a respirar, em 20 capítulos, uma biografia de Bocage que passa pelo seu nascimento, pela família e vai até à sua morte.

- PUB -

Nas páginas estão agora mais caminhos do poeta, de escrita “erótica mas não pornográfica, pelo Exército, Marinha, a sua adesão à Maçonaria e passagem por terras da Índia, Macau e China; também pelas prisões a que a sua irreverência o levou.
“Teve confrontos com outros poetas na Academia [das Belas Letras ou Nova Arcádia] e problemas com a censura, o que o levou a ser preso”, conta Daniel Pires.

Ao todo, a obra “Bocage ou o Elogio da Inquietude”, reúne mais de uma centena de documentos inéditos sobre um homem de “ideias avançadas” para a sociedade do século XVIII, que “sempre remou contra a maré”, comenta o autor.

Daniel Pires, presidente da direção do Centro de Estudos Bocageanos, concluiu, em 2018, a edição literária da obra de Bocage na mesma editora, e oferece agora aos leitores o fruto de mais de duas décadas de investigação, numa obra que constitui desde já referência para o conhecimento e estudo de Bocage e para o entendimento da vida do tempo em que nasceu em Setúbal e morreu em Lisboa, entre 15 de Setembro de 1765 e 21 de Dezembro de 1805.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -