29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeCooperativa Mula encerra cantina solidária no dia 28

Cooperativa Mula encerra cantina solidária no dia 28

Cantina solidária encerra depois de distribuir mais 3 mil refeições durante a crise gerada pela Covid-19

 

- PUB -

A Cooperativa Mula vai encerrar a sua Cantina Solidária no próximo dia 28, segundo informam em comunicado os representantes desta associação de voluntários, dedicada ao apoio alimentar de famílias desde a chegada da pandemia a Portugal. A informa agora que as pessoas apoiadas pela cooperativa, vão ser encaminhadas para “respostas como a Refood, ou alguns Bancos Alimentares”.

A continuidade deste apoio solidário fica em causa após a não aprovação de uma proposta de subsídio extraordinário no valor de 7 500,00€, apresentada pela CDU na sessão pública da Câmara do Barreiro do dia 15 de Maio. PS votou contra, com voto de qualidade do presidente Frederico Rosa e PSD absteve-se.

Após a não aprovação da proposta a MULA aponta que a Câmara alega desconhecer o trabalho voluntário desenvolvido na Cantina Solidária, assim como “os seus gastos, dificuldades e o enorme esforço que tem representado para os membros da Cooperativa Mula e todos os voluntários que têm participado na iniciativa, de forma absolutamente descomprometida”, algo que é “incompreensível”, defendem.

- PUB -

A cooperativa refere ainda que, nos últimos dois meses, dezenas de pessoas perderam o seu rendimento e “devido aos trâmites burocráticos da Segurança Social e à ausência de respostas de diversas instituições que literalmente fecharam as portas durante o confinamento, evitaram a fome devido ao esforço da Mula”.

Aliás, os representantes desta entidade ressalvam que desde o primeiro momento de apoio às famílias do concelho a Câmara foi informada “detalhadamente de tudo” e tem, inclusive, encaminhado para a cooperativa “casos a que não consegue dar resposta”.
Durante sessão de Câmara a vereadora Sara Ferreira, responsável pelo pelouro da Acção Social garantiu que, no concelho, “outras associações apoiadas com cerca de 5 000,00 euros fazem um trabalho semelhante”, defendendo a posição do executivo PS face à recusa da proposta apresentada pela CDU.

O vereador Rui Braga questionou também a CDU sobre o “porquê” da insistência no apoio a esta associação, “em vez das outras que prestam o mesmo serviço”, defendendo a dedicação solidária de todas as associações de apoio alimentar, que considera de extrema importância em tempo de crise.

- PUB -

Desde 30 de Março até 16 de Maio de 2020, Cantina Solidária da Cooperativa Mula distribuiu 3 294 refeições; produziu e distribuiu, também gratuitamente, 560 pães; entregou 122 cabazes quinzenais e semanais a famílias carenciadas. Um trabalho assegurado por 34 voluntários, de forma gratuita.

Ao longo deste período a MULA conseguiu concretizar este apoio através de donativos monetários no total de 8 473,73 Euros e donativos em géneros. Até ao momento gastou 7 258,72 Euros apenas com a cantina e cabazes.

Ana Martins Ventura
Luís Geirinhas

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -