23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeProfessor do Politécnico de Setúbal distinguido por investigação realizada na NASA

Professor do Politécnico de Setúbal distinguido por investigação realizada na NASA

Engenheiro tem dedicado a carreira à descoberta do Espaço com investigações na ESA, ISRO e NASA

 

- PUB -

José Ferreira, professor do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), foi distinguido com uma menção honrosa no âmbito da 29ª edição do Prémio Inovação Jovem Engenheiro, promovido pela Ordem dos Engenheiros – Região Sul. Uma distinção atribuída pela investigação desenvolvida na NASA – National Aeronautics and Space Administration, agência espacial dos Estados Unidos.

O júri, composto por personalidades de relevo na área da engenharia, reconheceu o mérito técnico-científico, o carácter inovador e a aplicabilidade do trabalho “Análise de Imagens por Inteligência Artificial para Medições Angulares em Túneis de Vento”.
Segundo o investigador membro do Departamento de Engenharia Mecânica, na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), a nova ferramenta “permite o acesso, com custos reduzidos, a um método de medição consideravelmente preciso para ensaios em túneis de vento, que são, por natureza, de elevada complexidade e muito dispendiosos.

Esta solução, que será especialmente útil para as instituições de ensino superior e indústria, recorre “a uma simples câmara fotográfica e a um computador portátil e permite calcular parâmetros cruciais através de um algoritmo de inteligência artificial”, esclarece.
No meio académico esta investigação terá especial impacto no domínio da mecânica de fluidos experimental, área na qual se revela “uma solução bastante económica, de complexidade reduzida e baseada em software open source”, destaca José Ferreira.
Já na indústria a aplicação dos resultados obtidos pode servir como complemento às estratégias usadas para identificação de fenómenos dinâmicos de vibração.

- PUB -

Lançado em 1990, o Prémio Inovação Jovem Engenheiro visa galardoar anualmente os melhores trabalhos de investigação elaborados por licenciados em Engenharia com menos de 35 anos, com especial foco na dinamização da sua capacidade inovadora.

José Ferreira integra equipa que desenvolve o primeiro micro-satélite português

Para além de docente do Instituto Politécnico de Setúbal, José Ferreira é engenheiro de sistemas espaciais na equipa que se encontra a desenvolver o primeiro micro-satélite português, o Infante. E é também coordenador do grupo de trabalho internacional em Commercial Space, da organização Space Generation Advisory Council.

- PUB -

Diplomado em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico, José Ferreira fez a sua dissertação de mestrado na Universidade Técnica de Delft, Países Baixos, e foi investigador estagiário no Ames Research Center da NASA, tendo ainda obtido formação na Agência Espacial Europeia (ESA) e Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO).

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -