19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeEstudantes do profissional já podem candidatar-se a época especial do Politécnico de...

Estudantes do profissional já podem candidatar-se a época especial do Politécnico de Setúbal

Os novos exames regionais permitem a cada estudante fazer apenas uma prova, em Setembro, com a qual podem candidatar-se às vagas disponíveis nos concursos especiais

 

- PUB -

 

Os estudantes do ensino profissional vão poder realizar exames regionais na instituição mais próxima da sua área de residência e com o resultado será possível submeterem candidaturas a todas as universidades e politécnicos que abrirem vagas para os concursos especiais.

A nova via de acesso ao ensino superior entra em vigor no próximo ano lectivo, 2020/2021, sendo uma iniciativa dos institutos politécnicos que, a nível regional também será colocada em prática pelo Instituto Politécnico de Setúbal. Cada estudante fará apenas um exame de acesso agendado para Setembro.

- PUB -

Pedro Dominguinhos, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e do Instituto Politécnico de Setúbal (ISP) avançou ao jornal Público que três consórcios localizados no sul, centro e norte do país vão fazer provas específicas para seriar os candidatos. E, embora a iniciativa tenha partido dos politécnicos, também será seguida por algumas universidades.

“O concurso especial destinado aos diplomados do ensino profissional — e que também abrange quem fez cursos artísticos ou de aprendizagem — permite a cada estudante candidatar-se a três cursos superiores diferentes, o que, de acordo com as regras aprovadas em Abril pelo Governo, poderia obrigá-los a fazer mais do que um exame de ingresso”, adiantou Pedro Dominguinhos ao jornal Público.

No contexto anterior se um aluno do ensino profissional se candidatasse a licenciaturas de instituições diferentes, teria de fazer três provas específicas distintas, algo que para Pedro Dominguinhos “faz pouco sentido”.

- PUB -

Para já, estão formalizados dois dos consórcios previstos. Um na região Norte — que inclui os politécnicos de Bragança, Porto, Cávado e Ave e Viana do Castelo — e outro a Sul, com os politécnicos de Setúbal, Santarém, Portalegre e Beja, bem como a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Escola Náutica Infante D. Henrique, em Oeiras. A Universidade do Algarve também esta rede, uma vez que inclui ensino politécnico.

De acordo com Pedro Dominguinhos, o terceiro consórcio, na região Centro, que envolve politécnicos como Coimbra e Leiria, ainda não está concretizado. E a Universidade de Aveiro, que também tem ensino politécnico, pode igualmente integrar o consórcio.

O próximo ano lectivo no ensino superior começa nas primeiras semanas de Outubro, depois das alterações ao calendário motivadas pela Covid-19.

As instituições têm até 18 de Maio para aprovar os seus regulamentos internos e definir a fórmula de acesso a usar e dizer ao Governo se querem ou não abrir estes concursos especiais.

Com Lusa

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -