26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeSesimbra inicia remodelação da EB Navegador Rodrigues Soromenho

Sesimbra inicia remodelação da EB Navegador Rodrigues Soromenho

Autarquia cedeu terreno para ampliação da escola, que vai ter um novo bloco e um pavilhão. E ainda investe mais de um milhão

Quase dois anos e meio depois da assinatura do acordo entre a tutela e a Câmara Municipal de Sesimbra, a primeira de duas fases da obra de ampliação e requalificação da Escola Básica 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho já se iniciou.

- PUB -

A autarquia anunciou, na passada sexta-feira, o arranque da empreitada, cuja primeira fase contempla a “ampliação para o terreno contíguo, cedido pela Câmara Municipal, com a construção de um novo bloco, que incluí também um pavilhão desportivo”. Com um prazo de execução de 540 dias, esta primeira intervenção “está orçada em 2,8 milhões de euros”.

Já a segunda fase da obra, referente à requalificação das actuais instalações e com concurso previsto para ser lançado em 2021, “está orçada em cerca de 1,4 milhões de euros”.

No total, a remodelação da Escola Navegador Rodrigues Soromenho, na vila de Sesimbra, representa um investimento de cerca de 4,2 milhões de euros, “beneficiando de uma comparticipação de 3 milhões ao abrigo de um contrato-programa com o Ministério da Educação” e de mais “176 mil euros” no âmbito de “uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal ao Portugal 2020”.

- PUB -

O município lembra que assumiu a responsabilidade da intervenção, apesar desta ser competência da tutela, na sequência “do acordo assinado em Novembro de 2017”, entre Francisco Jesus e a então secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, para o “conjunto das duas fases” da operação, “o desenvolvimento de projecto de arquitectura e de especialidades, lançamento, acompanhamento e fiscalização da obra”.
A concluir, a edilidade recorda ainda que este investimento é “há muito aguardado por toda a comunidade educativa”, a qual “esteve na linha da frente, juntamente com as autarquias do concelho, na reivindicação junto da tutela” para que a obra pudesse ser uma realidade.

Dez salas, três laboratórios, biblioteca e gimnodesportivo

O novo edifício da Escola Navegador Rodrigues Soromenho terá “sete salas de aulas, três salas para as artes, três laboratórios, biblioteca, gabinete médico, pavilhão gimnodesportivo e instalações de apoio”, revela a autarquia.

- PUB -

O projecto, acrescenta a edilidade, “tem várias particularidades”, destacando-se “a cobertura ligeira do pavilhão e painéis em vidro na fachada sul do pavilhão e das salas, de forma a permitir a entrada de luz natural, e um terraço com cobertura ajardinada”.
A secretaria do actual edifício “será deslocada para um espaço de ligação ao novo edifício”, sendo que o actual pavilhão “irá funcionar como sala polivalente”. A intervenção prevê também “a execução de arranjos exteriores e a criação de estacionamento na envolvente”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -