28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioSociedadePalmela homenageia profissionais da saúde e destaca papel da enfermagem

Palmela homenageia profissionais da saúde e destaca papel da enfermagem

Há 70 anos que se assinala o Dia Mundial da Saúde, mas agora todas as atenções estão viradas para a pandemia

 

- PUB -

Amanhã assinala-se o Dia Mundial da Saúde, data instituída há 70 anos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). E embora a agenda que elege 2020 como Ano Internacional dos Enfermeiros apanhe a sociedade envolvida no combate à pandemia Covid-19, Palmela é um dos poucos municípios do distrito que não deixa passar a data em branco.

No Dia Mundial da Saúde a Câmara de Palmela evoca o trabalho dos profissionais de saúde no combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

“Nesta fase difícil que atravessamos, o município estende esse reconhecimento a todos os profissionais de saúde que estão na linha da frente no combate à Covid-19, com elevado profissionalismo e dedicação e sem os quais, simplesmente, não haveria respostas”, anuncia a autarquia.

- PUB -

A perspectiva principal é o apelo à reflexão “sobre a valorização dos profissionais de saúde” e, ao mesmo tempo, “a necessária prioridade de se investir mais no Serviço Nacional de Saúde”, complementa o presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro.
Por outro lado, o município destaca também a homenagem aos enfermeiros, ao encontro da agenda internacional estabelecida pela OMS e assinala o 200.º aniversário de Florence Nightingale. Enfermeira nascida em Florença, Itália, a 12 de Maio de 1820, considerada a fundadora da enfermagem moderna.

No outro lado da península, em Almada, segundo fonte da Câmara Municipal, “ainda nada está previsto, mas esta data não vai ficar em branco”, garantem.

Outros concelhos do distrito nada anunciam sobre esta comemoração, com todas as mensagens voltadas para planos de contingência à Covid-19. Muitas acções previstas para assinalar o dia foram sucessivamente canceladas, incluindo as da Câmara de Setúbal que, na sexta-feira, mantinha a agenda para o Dia Mundial da Saúde suspensa.
A nível nacional estava previsto que esta data marcaria o inicio da agenda da Juventude para a Saúde para a década 2020-30. Uma iniciativa promovida pelo Conselho Nacional de Saúde, em colaboração com o Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Juventude e parceiros sociais.

- PUB -

O Conselho Nacional de Saúde estabelece que o objectivo desta agenda é “contribuir para a consciencialização das crianças e jovens, dos 5 aos 25 anos, acerca dos seus direitos e responsabilidades quanto à sua saúde e bem-estar físico e mental, incluindo o direito de participar activamente no debate social e na definição das políticas de saúde que lhes dizem directamente respeito”.

Por isso, embora a iniciativa marcada para o Dia Mundial da Saúde fique suspensa, o Conselho desafia os jovens ao debate, através das plataformas digitais, sobre a questão: “No contexto actual de pandemia pela Covid-19, o que posso fazer pela minha saúde e bem-estar, bem como pela saúde e bem-estar da minha família, amigos e comunidade?”.
As mensagens-chave que saírem deste debate devem ser enviadas para o Conselho Nacional de Saúde até 24 de Abril.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -