6 Julho 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeCovid-19. Investigadores nacionais criam mapa de risco de propagação em Portugal

Covid-19. Investigadores nacionais criam mapa de risco de propagação em Portugal

Mapa é interactivo e tem dados por concelho. Além de Portugal, existem mapas para Brasil e Espanha

- PUB -

Um grupo de investigadores do Centro de Física Teórica e Computacional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa participou na criação e desenvolvimento de um mapa do risco de propagação do Covid-19 em Portugal. O mapa de Portugal está assim dividido por concelhos, para consulta facilitada de dados.

O modelo tem como objectivo estimar a taxa de risco em cada concelho de Portugal, bastando apenas clicar no concelho que se pretende ver os dados, como por exemplo qualquer um da região de Setúbal.

[para ver o mapa interactivo clique aqui]

- PUB -

O mapa demonstra, mais concretamente, o risco de contágio comunitário em território nacional. A iniciativa é coordenada pelas universidades espanholas de Rovira i Virgili, em Terragona, e a Universidade de Zaragoza, em Saragoça. Além do mapa português foram criados mais dois, para Brasil e Espanha.

Conta ainda com vários parceiros ao nível das telecomunicações, o que ajudou a estabelecer padrões de mobilidade dos cidadãos.

No site do projecto existem mais dois mapas de risco de propagação do Covid-19 por contágio comunitário para Espanha e Brasil, utilizando sempre modelos em versão generalizada de outros modelos epidemiológicos.

- PUB -

“Dois aspetos importantes para a previsão da propagação da COVID-19 são a distribuição geográfica dos casos identificados e a mobilidade das pessoas. É isso que nós estamos a considerar, pela primeira vez para o caso português”, diz Nuno Araújo, professor do Departamento de Física e coordenador do CFTC Ciências ULisboa, que começou a trabalhar neste mapa há cerca de duas semanas, juntamente com Hygor Piaget Melo, investigador pós-doutorado do Centro de Física Teórica e Computacional.

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP deteve em flagrante homem a furtar catalisadores

Dono de uma das viaturas alertou a PSP, que conseguiu interceptar o indivíduo no local

Programa Festas Populares São Pedro Montijo 2022

Consulte o programa na íntegra das Festas Populares de São Pedro, que arrancam na terça-feira (28 de Junho)

Pastelaria Abrantes fecha portas a poucos meses de fazer cem anos [actualizada]

Setubalenses têm recorrido às redes sociais para manifestar tristeza com a notícia, por se tratar de um espaço histórico
- PUB -