26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeMoita leva embarcações tradicionais a festival internacional no País Basco

Moita leva embarcações tradicionais a festival internacional no País Basco

Pasaia Itsas Festibala recebe em Maio uma comitiva da Moita para apresentar tradições marítimas portuguesas ao mundo

 

- PUB -

A Câmara Municipal da Moita acaba de assinar um protocolo com o município de Pasaia, do País Basco, para representar Portugal na 2ª edição do Pasaia Itsas Festibala, que se realiza de 28 de Maio a 1 de Junho.

Um evento dedicado às tradições e culturas ribeirinhas de todo o mundo, no qual vão estar representadas embarcações tradicionais de Inglaterra, Croácia, Rússia e muitos outros pontos da Europa. Da Moita vão canoas e catraios “e o convite já foi lançado a outros municípios vizinhos que também se tem dedicado a preservar as suas embarcações e a gerar valor turístico e educativo em torno das mesmas, como é o caso do município de Sesimbra, que já revelou estar interessado em acompanhar a Moita”, revela Rui Garcia presidente da Câmara Municipal da Moita.

O protocolo foi assinado na manhã de sábado entre o autarca e a alcadesa de Pasaia, Izaskun Gomes, que fez questão de referir a importância de “desenvolver a economia de forma sustentada através da história e das tradições”, sem esquecer o sucesso da primeira edição do festival, em Maio de 2018, “apesar de alguns condicionamentos urbanísticos e económicos, sendo mais importante nunca baixar os braços”.

- PUB -

A alcadesa recordou ainda a “grande comunidade portuguesa de Pasaia, que também contribui para este estreitamento de laços” e tem a certeza que o evento “permitirá colocar Portugal num lugar cimeiro a nível mundial”.

Xavier Agote, da Associação Albaola, que integra a organização do festival, destacou ainda “um evento dedicado à história marítima” e anunciou o carácter solidário que envolve o Pasaia Itsas Festibala, “com algumas receitas a reverterem a favor de grupos de voluntários bascos que estão a retirar refugiados do mar na costa da Grécia e transportar alimentos para esta população”.

Durante uma manhã que reuniu cerca de 40 pessoas para homenagear o potencial das embarcações marítimas tradicionais e o seu futuro, foi ainda inaugurado um conjunto de painéis interpretativos frente ao Cais da Moita onde Rui Garcia destaca a presença de “um museu vivo”.

- PUB -

“Quem vem de fora e passa pelo nosso cais vê as embarcações aqui e não sabe o que as mesmas estão a gerar”, motivo pelo qual o executivo da autarquia considera “essencial ter um conjunto de painéis, em exposição permanente, para um encontro com a história das embarcações tradicionais do Tejo”, por exemplo, através do varino Boa Viagem, que agora realiza passeios de Maio a Outubro, “com os seus 47 lugares sempre esgotados”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -