5 Julho 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadePalmela, Setúbal e Sesimbra na alta roda do ciclismo

Palmela, Setúbal e Sesimbra na alta roda do ciclismo

Arrábida Grafondo e Clássica Internacional da Arrábida garantidas até 2022 pelas autarquias

As câmaras municipais de Palmela, Setúbal e Sesimbra garantiram a realização das provas de ciclismo Arrábida Grafondo e Clássica Internacional da Arrábida por três anos: 2020, 2021 e 2022. As autarquias assinaram em Sesimbra, no passado dia 26, com a União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo (UVP-FPC) o contrato-programa que permite levar a efeito as duas importantes provas na região.
Está já definido que Palmela vai receber o Arrábida Grafondo e a meta da Clássica Internacional da Arrábida no próximo dia 15.

- PUB -

Durante a cerimónia protocolar foi também apresentada a edição deste ano da Clássica da Arrábida, que “integra o calendário da União Ciclista Internacional e é pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite”, revela a autarquia de Palmela em nota de Imprensa.

Esta prova, com um total de 183,1 quilómetros, tem tiro de partida “em Setúbal pelas 11h40, passagem por Sesimbra com meta de montanha na Estrada dos Argéis”, e o final está previsto para as 16h00 em Palmela.

O circuito final “inclui duas passagens pela Estrada da Cobra, troço de terra, em subida, que dará acesso à zona de meta”. Nesse mesmo dia, Palmela “recebe também o Arrábida Granfondo, prova para praticantes amadores, que deverá juntar cerca de mil de participantes”, pode ler-se na referida nota.

- PUB -

A aposta na realização das duas provas foi destacada por Luís Calha, vereador com o pelouro do desporto na Câmara Municipal de Palmela.

“Este projecto é um exemplo para o País, pela capacidade de cooperação de três municípios com a Federação Portuguesa de Ciclismo para a promoção da modalidade e para a valorização de um património como o da Arrábida”, considerou o autarca, citado na mesma nota da autarquia palmelense, reforçando: “Tem um impacte directo muito positivo na economia dos três concelhos. É um privilégio estarmos associados a esta iniciativa.”

Dimensão e democratização

- PUB -

Para Pedro Pina, vereador responsável pela pasta do desporto na Câmara Municipal de Setúbal, a iniciativa “é já incontornável no calendário nacional” e é revestida de importância acrescida. “É um acontecimento que conjuga a dimensão competitiva com a democratização do acesso à prática desportiva e a dinamização do território da Arrábida”, sintetizou.

Uma visão também partilhada por Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, que especificou um dos efeitos positivos que esta iniciativa desportiva acarreta, já que é uma forma de “fomentar o combate à sazonalidade turística e de diversificação da oferta de actividades”. Segundo o autarca sesimbrense “o ciclismo encaixa como uma luva na estratégia de fruição do património da Serra da Arrábida”.
Delmino Pereira, antigo ciclista que preside à Federação Portuguesa de Ciclismo desde 2012, lembrou o “prestígio” da prova, que junta “os interesses desportivos com a aposta turística dos três municípios do território da Arrábida”.

O contrato-programa rubricado pelas partes veio dar seguimento “ao acordo que permitiu já colocar na estrada três edições da corrida internacional”, faz notar a autarquia de Palmela, salientando que esta competição “contribui para a divulgação da Arrábida enquanto território privilegiado para a prática de ciclismo em todas as suas vertentes: competitiva, turística, de lazer e quotidiana.”

A edilidade salienta, a concluir, que o órgão federativo “já mapeou e desenvolveu um Guia de Percursos Cicláveis da Arrábida”, além de ter organizado a corrida.
Os interessados podem obter mais informações e efectuar inscrições através de www.classicadaarrabida.com e www.arrabidagranfondo.com.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Programa Festas Populares São Pedro Montijo 2022

Consulte o programa na íntegra das Festas Populares de São Pedro, que arrancam na terça-feira (28 de Junho)

PSP deteve em flagrante homem a furtar catalisadores

Dono de uma das viaturas alertou a PSP, que conseguiu interceptar o indivíduo no local

Morte da menina de três anos vítima de maus-tratos provocada por mais de 50 pancadas

Autópsia a Jéssica Biscaia revela deslocamento do crânio e lesões internas fatais. Mãe pode vir a ser constituída arguida
- PUB -