2 Fevereiro 2023, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedade[email protected]ço.28: Um mês de juventude sempre a bombar

[email protected]ço.28: Um mês de juventude sempre a bombar

Do entretenimento à cidadania e consciencialização ambiental, o mês mais jovem do ano é imparável

 

- PUB -

Ao longo do mês de Março, Setúbal celebra o mês da Juventude com um conjunto de iniciativas, entre elas uma maratona fotográfica, um acampamento para jovens, um concerto de Dino D’Santiago, a inauguração do Skate Parque, na Algodeia, workshops e várias conferências.

É o [email protected]ço.28, o mês mais jovem do ano, organizado pela Câmara de Setúbal, em colaboração com o movimento associativo e agentes culturais do concelho, que aposta em dezenas de eventos, que passam por actividades de entretenimento, de cidadania, de cariz formativo e de consciencialização ambiental.

Sempre a bombar, sob o mote da preservação ambiental “265 EConsciente”, este sábado arranca o primeiro evento do [email protected]ço.28, levando ao Largo da Misericórdia e à Sociedade Musical Capricho Setubalense um conjunto de actividades gratuitas. É entre as 11h00 e as 19h00, onde vão acontecer coisas como uma feira de roupa em segunda mão, workshops de arte sustentável, pintura participativa, mostra de curtas-metragens ambientais e um círculo de percussão.

- PUB -

Segundo a autarquia, um dos grandes destaques da agenda de celebrações do Mês da Juventude é o concerto, já esgotado, do músico português de ascendência cabo-verdiana Claudino Pereira, mais conhecido como Dino D’Santiago, no Fórum Municipal Luísa Todi, no dia 20.

Inauguração do novo Skate Parque de Setúbal

Outro dos acontecimentos é a inauguração do novo Skate Parque de Setúbal, equipamento dedicado à prática desta modalidade desportiva urbana, agendada para dia 15, às 15h30, no Parque de Algodeia. O equipamento destina-se a todos os níveis de utilizadores, dos iniciantes aos mais experientes, e foi projectado para uma utilização mista no que respeita às diferentes variações do skate.

- PUB -

“O projecto de construção do Skate Parque de Setúbal foi, desde o início, acompanhado pela comunidade de skaters de Setúbal, que participou activamente nesta intervenção com contributos e sugestões sobre as necessidades e dinâmicas que o recinto desportivo deveria contemplar”, refere a autarquia.

No dia 21 de Março, a partir das 15h00, o Museu do Trabalho Michel Giacometti acolhe a primeira edição do Festival Me N’ My Loopstation, um evento único em Portugal que tem como base a utilização do loop station enquanto ferramenta de criação e desenvolvimento artístico. O Manipulador, Meta_ e Noiserv são alguns dos artistas que marcam presença.

Para dia 22 está marcada uma maratona fotográfica de dez horas, que desafia fotógrafos profissionais e amadores, de todas as idades e de qualquer ponto do país, a registarem imagens inspiradas por sentimentos de nostalgia, que reflictam sobre o choque de gerações e de culturas e procurem captar a mudança inevitável do tempo.

Maratona de fotografia a desafiar o melhor ângulo

A Casa do Largo – Pousada da Juventude, no Largo José Afonso, é o ponto de partida da 16.ª edição da Meia Maratona Fotográfica, a realizar entre as 10h00 e as 20h00, e que, depois da passagem por dois postos de controlo, no Moinho de Maré da Mourisca e auditório da Pousada da Juventude, termina com um momento de confraternização.
O concurso atribui prémios, patrocinados pela União das Freguesias de Setúbal e pela Junta de Freguesia do Sado, aos três melhores fotógrafos, respectivamente 250 euros, 100 euros e uma máquina instantânea Fujifilm Instax Mini. As vinte melhores imagens serão integradas numa exposição colectiva a inaugurar em Maio.

Na área da cidadania, a Escola Secundária D. João II assinala, dia 25, às 10h00, o Mês da Juventude com o “Tour Agarra a Vida”, projecto de responsabilidade social, organizado pela autarquia, que visa despertar consciências para as consequências do uso de drogas, através de uma abordagem cativante e jovem.

Com exposições, um espectáculo de stand-up, sessões de cinema concursos de escolas e vários outros desafios, o Mês da Juventude culmina com o Acampamento m.28, que se realiza nos dias 27, 28 e 29, no Parque da Gâmbia, que “pretende, de forma multidisciplinar, proporcionar o convívio, debate de ideias entre associações de estudantes e movimento associativo juvenil”, refere a autarquia.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

O sangue e o oxigénio dos Tribunais

Ninguém duvida que os oficiais de justiça são essenciais para a Administração da Justiça.
- PUB -