19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedade“O nosso Carnaval é o mais português da região com a sua...

“O nosso Carnaval é o mais português da região com a sua sátira política e social”

No Montijo dia 15 é dia de apresentar participantes e ideias com a Rádio Popular. Mais de 1300 participantes afinam a língua e a figura para a tradicional sátira carnavalesca

O brilho do Carnaval do Montijo e os foliões que vão fazer parte dos desfiles, são apresentados pela emissora do Montijo, a Rádio Popular, num evento marcado para as 15h00, do dia 15. O momento será transmitido em directo, a partir da Junta de Freguesia do Montijo.

- PUB -

O tema do Carnaval do Montijo, como habitualmente, é livre. “Sendo isto que distingue o nosso Carnaval”, defende Fernando Belo, presidente da Associação Somos Peixinho, entidade que este ano responsável pela organização do evento. “Este Carnaval acaba por ser o mais português da região com a sua sátira política e social. Um evento popular, feito para as pessoas”, que este ano conta com o apoio de 60 mil euros por parte a Câmara Municipal.

Entre os temas possíveis Fernando Belo deixa no ar que, “possivelmente”, a oportunidade de “retratar o aeroporto de outra forma não vai ser deixada em branco” e o que o presidente da Câmara Municipal, assim como o presidente da Junta de Freguesia do Montijo, vão fazer parte dos personagens que integram um desfile com cerca de 1300 participantes e nove carro alegóricos.

“Este ano o Carnaval do Montijo recebe mais 200 participantes e mais dois carros alegóricos”. Um acréscimo que Fernando Belo caracteriza como excelente resultado da abertura à participação de associações, fincado, pela primeira vez na história deste Carnaval, todas as freguesias representadas.

- PUB -

“O sucesso das edições anteriores despertou a população do Montijo para o Carnaval e por isso, antes mesmo de ser feito um convite formal, já várias associações estavam a apresentar a sua intenção de participar” comenta o dirigente associativo.
O programa carnavalesco do Montijo começa no dia 21 com o desfile que reúne duas mil crianças das escolas básicas do território da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro que, pelas 10h00, saem do Parque Municipal do Montijo, em direcção à zona ribeirinha.

No dia 22 o destaque vai para os bailes no Águias Negras Futebol Clube no Alto do Estanqueiro, n’A Quadrada e na Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro. No domingo é dia de desfile, com o corso de foliões a percorrer as ruas do centrais do Montijo, a partir das 15h00 e a terminar pelas 17h00 na Praça de República, com o baile de foliões pelo resto da tarde.

Segunda-feira começa a despedida do Carnaval em terra de novo aeroporto, A Quadrada recebe o seu último baile e no dia seguinte, o corso a desfila novamente pelas ruas da cidade, a partir das 15h00, para terminar em baile frente o antigo coreto.
Nos mesmos dias, por toda a península de Setúbal, outros desfiles recebem os maiores foliões da região.

- PUB -

Setúbal desfila até ao lugar de Bocage

Em Setúbal os festejos de Carnaval acontecem por todo o concelho, com um programa que tem como ponto alto a Praça de Bocage, nos dias 23 e 25, entre as 14h30 e as 16h00.

O espírito circense marca o ritmo das festividades com uma trupe de malabaristas, acrobatas, contorcionistas e palhaços a dar novo colorido ao lugar de Bocage.
No dia 21, a festa também invade as ruas de Azeitão, com dois desfiles de Carnaval da comunidade escolar, a partir das 10h30. Vila Nogueira recebe a parada infantil entre a Escola Básica de Azeitão e o Rossio, local para onde está agendado um espetáculo para os pequenos foliões.

O segundo desfile escolar do programa azeitonense, organizado pela junta de freguesia, em parceria com a Câmara Municipal, incide entre a Escola Básica da Brejoeira e o Parque do Morango, em Brejos de Azeitão, jardim onde também se realiza um espetáculo infantil.

A Junta de Freguesia do Sado e o Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão promovem o desfile “Foliões do Sado” no dia 23, a partir das 15h00, na Estrada de Santo Ovídio, entre o Alto do Faralhão e a Rua de Santo Ovídio. O corso repete-se no Entrudo, também com início às 15h00, mas, desta vez, na Rua Principal de Praias do Sado, entre as ruas Gomes Leal e da Escola.

O tradicional jogo de futebol de matrafonas está marcado para o recinto dos Ídolos da Praça, com início pelas 10h00 do dia 23. A partida mantém o espírito intercolectividades envolvendo participantes dos Ídolos da Praça, Grupo Desportivo “Os Amarelos” e Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau.

No dia 26, a partir das 21h30, a cerimónia “fúnebre” do Enterro do Bacalhau, desfila entre as instalações de “Os Amarelos” e Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.
O dia de entrudo na União das Freguesias de Setúbal tem início pelas 15h00, no bairro da Fonte Nova, com o “Carnaval no Troino”.

O Enterro do Bacalhau na União das Freguesias de Setúbal, organizado pelo Grupo Desportivo Fonte Nova, está marcado para as 20h30, no bairro da Fonte Nova. E os tradicionais bailes de Carnaval percorrem colectividades em todas as freguesias do concelho com actuações especiais de músicos de Setúbal.

Sesimbra volta a sambar à beira-mar

Sesimbra está também em contagem decrescente para mais um Carnaval, que é tradicionalmente vivida com muito intensidade naquela vila à beira-mar.

Nas sedes das escolas e grupos centenas de voluntários ultimam trajes, passos de dança, ritmos e acordes. E aos fins-de-semana os ensaios já saem às ruas da vil.
Os momentos altos são os desfiles das escolas de samba no domingo, 23, e terça-feira, 25, que atraem milhares de foliões. Na segunda-feira, é tempo de sair à rua aquele que é considerado o maior cortejo de palhaços do mundo, que junta une mascarados de todas as idades.

O cartaz inclui ainda os desfiles das crianças das escolas básicas de Sesimbra. Na Quinta do Conde tem lugar o concurso de fantasias, destinado aos mais novos, o Desfile Trapalhão, assim como as tradicionais Cegadas, Cavalhadas e Enterro do Bacalhau.

Barreiro mantém tradições e aposta na defesa do ambiente

Tradição anual, os Desfiles de Carnaval das Escolas do Barreiro, agendados para os dias 20 e 21 de Fevereiro, em vários locais do concelho, sempre entre as 10h00 e as 12h00, envolvem, em 2020, seis milhares de crianças e jovens, pessoal docente, não docente, pais e encarregados de educação, Universidade da Terceira Idade e restante comunidade, com o tema “Sustentabilidade Ambiental”.
A 20 de fevereiro, têm lugar os desfiles nas freguesias do Barreiro, Santo André e Palhais. E as freguesias de Santo António da Charneca, Alto do Seixalinho e Lavradio recebem a folia no dia 21. Durante os desfiles, pode haver condicionamentos de transito.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -