26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeVinhos de um Alentejo “dinâmico” aumentaram vendas em 2019

Vinhos de um Alentejo “dinâmico” aumentaram vendas em 2019

“Estes resultados revelam que a região está dinâmica e que as produções em cada ano influenciam o potencial comercial dos produtores”, afirmou o presidente da CVRA, Francisco Mateus

 

- PUB -

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) divulgou que a região do Alentejo colocou no mercado 117,4 milhões de garrafas de vinho certificado DOC Alentejano e Regional Alentejano. Este número representa um aumento de 3,8% comparativamente a 2018, com o volume a chegar aos 88,2 milhões de litros, considerando vinho tinto, branco e rosé.

Os meses de Fevereiro, Abril e Maio tiveram a maior actividade, em média, com 12,5 milhões de garrafas por mês. Dos números totais, as vendas incluíram 70% de vinhos da colheita 2018, 21% de 2017, 5% de 2016 e 4% de colheitas anteriores.

Dos últimos cinco anos, os vinhos branco e rosé, foram as mais elevadas dos últimos cinco anos, representando, respectivamente, 21% e 2%, com uma quantidade total de 24,7 milhões de garrafas nos vinhos brancos e 2,2 milhões de garrafas nos rosés. Já os vinhos tintos, que chegaram aos 90,5 milhões de garrafas, representaram 77% do total. Estes números representam uma queda de 7 milhões de garrafas tendo em conta a média entre 2014 e 2018.

- PUB -

Para o presidente da CVRA, Francisco Mateus, as conclusões são claras: “Estes resultados revelam que a região está dinâmica e que as produções em cada ano influenciam o potencial comercial dos produtores”.

“É uma evidência que o Alentejo está afirmar-se nas categorias [branco e rosé] e a conseguir cativar os consumidores, uma tendência que observamos desde há alguns anos”, acrescentou.

Já sobre o menor volume de vinhos tintos, Francisco Mateus disse “ver nesta diminuição uma conjugação entre preços no mercado nacional, pois o preço médio do vinho do Alentejo está valorizado acima da média nacional e também alguma prudência dos produtores na gestão de stocks de vinho tinto”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -